Hobbies que ajudam a melhorar sua performance no trabalho

Quantas vezes você disse: “Estou muito ocupado para um ter hobby”? Se você é um workaholic, a chance de se culpar por gastar seu tempo com algo divertido é bem grande. O que poucos sabem, no entanto, é que ter um hobby é fundamental para melhorar o desempenho no trabalho.

Estudos mostram que os funcionários envolvidos em atividades criativas nas horas vagas são mais resolutivos e inspirados.  Isso porque os hobbies ajudam a aliviar o estresse, limpar a mente, aumentar a concentração e a criatividade.

Se você procura insights no seu dia a dia, que tal eleger uma atividade para chamar de sua? Veja algumas sugestões que podem te ajudar:

Música

 
Créditos: Getty Images
 

Qualquer atividade ligada à música, como tocar um instrumento ou fazer aulas de canto, aumenta a neuroplasticidade, que é a capacidade do sistema nervoso mudar, adaptar-se e moldar-se a nível estrutural e funcional.

Xadrez

 
Créditos: Getty Images
 

Pesquisas mostram que o xadrez melhora o pensamento estratégico, desenvolve o raciocínio matemático e o pensamento crítico, além de melhorar a imaginação, criatividade e comunicação.

Tricô

 
Créditos: Getty Images/iStockphoto
 

Esse velho passatempo fornece um amplo treinamento para seu cérebro, exercitando o seu lobo frontal (responsável pela atenção, planejamento e processamento de recompensa), o lobo occipital (encarregado do processamento de informação visual), o lobo temporal (que armazena a memória) e o lobo parietal (que lida com a informação sensorial e percepção espacial). Além disso, a ação repetitiva  melhora as habilidades motoras e ajuda a limpar a mente.

Leitura

 
Créditos: Getty Images/iStockphoto
 

Tudo que você lê é absorvido como conhecimento e isso nunca é demais. Além disso, a leitura aumenta seu vocabulário, trabalha a memória, melhora seu pensamento crítico e te ajuda a escrever melhor.

Pintura e desenho

 
Créditos: Getty Images/iStockphoto
 

Quando pintamos ou desenhamos, estamos trabalhando o cérebro e a imaginação, desbloqueando o nosso processo criativo.