Carro quadriflex pode reduzir emissão de CO2

Matéria divulgada no site Open City Labs, iniciativa criada por pesquisadores de Harvard e MIT para desenvolver projetos de comunicação em busca do aprimoramento do capital humano nas cidades – apoiado pelo Catraca Livre.

O engenheiro cearense Fernando Alves Ximenes é responsável pelo que pode ser o carro do futuro. O veículo desenvolvido por ele combina álcool, gasolina com as energias eólica e solar.

O carro de Ximenes foi desenvolvido a partir de um Fiat Uno, porém diferente do veículo saído da montadora, o quadriflex possuli uma placa fotovoltaica no teto para a captação de energia solar. E quando o carro ultrapassa a velocidade de 40km/h, geradores eólicos instalados nas laterais capturam energia da movimentação do ar.  Após testado, ficou constatado que o motor emite 40% menos CO2.

É possível que a novidade chegue ao mercado dentro de cinco anos. Ximenes é também dono da Gram Eollic, empresa responsável pelo desenvolvimento de postes de rua autossustentáveis, que utilizam energia do sol e do vento. O carro foi apresentado no encontro Inova 2011, em junho, no Ceará, e na EcoEnergy, feira internacional de tecnologias limpas e renováveis, que ocorreu em São Paulo neste mês.

 

Por Redação