"O Catraca Livre é um dos mais criativos usos do Facebook em todo o mundo. Por isso, decidimos divulgá-lo como um modelo inspirador", afirma Rapha Vasconcelos, diretor de Soluções Criativas do Facebook para América Latina.

Créditos:

 

Criado para ajudar as cidades a serem mais educadas, inclusivas e inovadoras, o Catraca Livre atingiu os 800 mil fãs e um alcance semanal de 7 milhões de pessoas diferentes, tornando-se a terceira maior página da imprensa brasileira. Já superou tradicionais grupos como O Globo e O Estado de S. Paulo.

Diariamente são dadas dicas de como se conviver melhor com menos dinheiro.

A taxa de engajamento (curtir, comentar, compartilhar,etc.) dos fãs do Catraca Livre fazem com que ele fique no topo entre as páginas da imprensa brasileira. “Isso mostra a relevância do conteúdo”, afirma Alexandre Hohagen, vice-presidente mundial do Facebook. Ele acredita que o  projeto merece ganhar escala mundial por ser replicável.

Hoje o Catraca Livre integra a incubadora de projetos sociais de Harvard, nos Estados Unidos, onde também estabeleceu parecia com o Media Lab, do MIT. Ainda este ano o projeto recebeu, da Alemanha, o prêmio de melhor blog em língua portuguesa . Também em 2012, o Comunique-se, um dos mais importantes prêmios da imprensa brasileira.