A cidade de Pouso Alegre, no sul de Minas Gerais, agora faz parte da área de atuação do Programa Jovens Urbanos - iniciativa da Fundação Itaú Social, com a coordenação técnica do Cenpec.

Segundo o coordenador do Programa, Wagner Santos, a replicação do projeto nesta cidade partiu de um desejo de Marcelo Garcia, ex-scretário municipal de Assistência Social do Rio de Janeiro e atual Assessor de Articulação, Participação e Parceria Social do governo de Minas Gerais. Garcia conheceu o Jovens Urbanos em 2006, quando foi realizada uma edição na capital carioca. “O Programa sofreu alguns ajustes para poder atender não somente os jovens em áreas de vulnerabilidade, mas também todos os matriculados no primeiro ano do Ensino Médio. Serão cerca de mil jovens. Praticamente todos os alunos primeiro-anistas da rede terão acesso ao programa”, diz.  Com este desenho o projeto alcança cerca de 10% da população de 15 a 19 anos do município.

Com cerca de 130 mil habitantes, Pouso Alegre encontra-se em um rápido processo de urbanização devido à sua localização. Por sua proximidade com diversas rodovias importantes a cidade abriga pelo menos 60 empresas das áreas de logística e transportes. Por essa razão, tem experimentado um crescimento acima da média das outras cidades da região. Confira a matéria completa no portal Cenpec.

 

 

Saiba mais

  Portal Cenpec