Aprovação de Doria despenca e maioria rejeita plano presidencial

Doria perde força e despenca na aprovação do público

Os altos voos do prefeito João Doria (PSDB/SP) nas pesquisas referentes à sua gestão começaram a perder fôlego. Segundo a última pesquisa do Datafolha, o tucano despencou nove pontos percentuais.

De acordo com o levantamento, 32% classificam o governo de Doria como ótimo/bom, 26% como ruim/péssimo e 40% acreditam ser regular. A pesquisa anterior a essa indicava o prefeito com 41% de aprovação, 22% de rejeição, e 34% regular.

A pesquisa tem margem de erro de três pontos para mais ou para menos, e foi feita entre 1.092 entrevistados, nos dias 4 e 5 de outubro. É  a primeira vez, desde o início de sua gestão, que Doria aparece com a avaliação regular superando a positiva.

Além do âmbito municipal, a pesquisa levou em conta as especulações de que o prefeito possa concorrer à Presidência da República.

37% dos paulistanos acreditam que ele será candidato, contra 21% em junho. Porém, 58% dos entrevistados não querem que Doria concorra à Presidência e preferem que ele permaneça à frente da Prefeitura. Apenas 10% desejam vê-lo disputando o cargo de presidente, ou 15% o de governador.

18% dos ouvidos votariam com certeza no tucano para a Presidência, enquanto 26% o fariam para o governo estadual. A maioria não votaria nele de jeito nenhum para o Planalto (55%), e 24% talvez o apoiassem.

Para mais informações sobre a pesquisa, acesse Folha de S. Paulo.

  • Veja também: