CCJ rejeita relatório favorável a denúncia contra Temer

Agora comissão tem de votar novo parecer e, depois, decisão vai para o plenário da Câmara

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara rejeitou, por 40 votos a 25, o relatório que recomenda a aceitação da denúncia contra o presidente Michel Temer por corrupção passiva. Houve uma abstenção.

Placar da votação do relatório da denúncia contra Temer na CCJ

O deputado Sergio Zveiter, autor do relatório, orientava que a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República deveria ter continuidade.

Agora a comissão irá votar um relatório paralelo, apresentado pelos governistas, que recomenda o oposto, ou seja: a rejeição da denúncia. Será este o texto a ser votado no plenário da Câmara, a quem cabe a palavra final. As informações são do G1.

O resultado favorável a Temer não foi obtido à toa: o governo manobrou e modificou a composição da CCJ, trocando 26 integrantes da comissão, que conta com 66 membros, por deputados que votariam com o presidente.

O governo Temer tem pressa e espera que a denúncia seja votada até a próxima terça-feira, dia 18, quando está previsto o início do recesso do Congresso.

Porém, segundo a “Folha“, o presidente da Casa, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), já descartou que a votação aconteça nesta sexta-feira, dia 14, e propôs a convocação para a segunda-feira, dia 17. Se não houver quórum, a decisão ficará para agosto.

Leia também: