FHC diz que Doria e Luciano Huck são ‘o novo’ no cenário político

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso também avaliou o governo de Michel Temer

Em entrevista ao repórter Igor Gielow, da Folha de S.Paulo, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso avaliou o governo de Michel Temer (PMDB) e disse ser “muito cedo” para falar em candidaturas à eleição presidencial de 2018, mas considera que “o novo” no cenário político é representado por figuras como o prefeito de São Paulo, João Doria, e o apresentador Luciano Huck.

De acordo com FHC, Temer “entendeu que o papel dele ou é histórico ou é nenhum”. Há seis meses, o ex-presidente havia definido a gestão atual como “uma pinguela”. Mas, agora, ele foi menos cruel e afirmou que o peemedebista tem mostrado “mão firme no leme”.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso
Créditos: Wilson Dias/Agência Brasil
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso

Em relação à sucessão de Temer, Cardoso falou naturalmente sobre Doria, que é o nome emergente do PSDB devido à alta popularidade e por não estar associado à Operação Lava Jato. Já Luciano Huck, amigo do ex-presidente, também foi citado durante a entrevista como a figura para completar a chapa.

“O PSDB, ao contrário do que dizem, sempre teve muitos quadros. Sempre tivemos três, quatro possíveis candidatos. A questão é que o sistema político brasileiro não favorece a formação de líderes nacionais. Fora de campanhas, quem aparecia nacionalmente? O ex-presidente, o presidente e um ou outro candidato a presidente. Quando alguém chamava atenção? Só os mais bizarros conseguiam”, declarou.

“Isso agora mudou, está mudando. O Doria está fora [desse esquema anterior], o Luciano Huck está fora. Eles são o novo porque não estão sendo propelidos pelas forças de sempre. Temos de ver como isso se desenrola. Eu hoje acho cedo perguntar quem vai ser candidato. Temos de ver como o processo anda, como a sociedade está absorvendo todo o impacto da Lava Jato”, completou.

Leia a entrevista na íntegra.

  • Leia mais: