General do Exército assume a presidência da Funai

O general Franklimberg Ribeiro Freitas vai ocupar o lugar de Toninho Costa

O general do Exército Franklimberg Ribeiro Freitas é o novo presidente interino da Fundação Nacional do Índio (Funai). Ele ocupava desde janeiro a Diretoria de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável da fundação.

A informação foi publicada no Diário Oficial da União quatro dias após Antônio Fernandes Toninho Costa ser exonerado do cargo pelo governo federal.

Depois da exoneração, Costa afirmou que sua saída se deu por não acatar indicações políticas de pessoas que “nunca viram índios na vida” e por ter um ministro comprometido com a bancada ruralista.

Franklimberg Ribeiro Freitas vai ocupar o lugar de Toninho Costa

“Não permiti e jamais poderia permitir [indicações políticas], porque a Funai é composta de cargos técnicos e de servidores concursados. E jamais poderia deixar entrar na instituição pessoas que não têm nenhum compromisso com as causas indígenas” disse Costa em entrevista coletiva na semana passada.

O jornal O Globo informa que Franklimberg já era cotado para assumir a presidência da fundação desde o ano passado sob a indicação do Pastor Everaldo (PSC-RJ). Leia a reportagem na íntegra aqui.

Veja também: