Janot denuncia Temer por obstrução e organização criminosa

Com informações da Agência Brasil

Esta é a segunda denúncia apresentada contra Temer a partir das delações da JBS
Esta é a segunda denúncia apresentada contra Temer a partir das delações da JBS

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira, dia 14, uma nova denúncia contra Michel Temer. Nela, Janot acusa o presidente dos crimes de obstrução de Justiça e organização criminosa.

Além do presidente, outras oito pessoas são alvos da mesma denúncia: dois ministros, dois ex-ministros, dois ex-deputados, um empresário e um executivo. Segundo o procurador, os políticos denunciados arrecadaram mais de R$ 587 milhões em propina.

Temer e parlamentares do PMDB que constam na denúncia participaram de um suposto esquema de corrupção envolvendo integrantes do partido na Câmara dos Deputados com objetivo de obter vantagens indevidas em órgãos da administração pública.

Em relação à acusação sobre obstrução de Justiça, Janot afirma que o presidente atuou para comprar o silêncio do doleiro Lúcio Funaro, um dos delatores nas investigações e que teria sido o operador do suposto esquema. A suposta interferência teria ocorrido por meio dos empresários da JBS, Joesley Batista e Ricardo Saud, que também são acusados do mesmo crime.

Denúncia

A partir da chegada da denúncia ao STF, a Câmara dos Deputados fará outra votação para decidir sobre a autorização prévia para o prosseguimento do processo na Suprema Corte.

O Supremo não poderá analisar a questão antes de uma decisão prévia da Câmara. A denúncia apenas poderá ser analisada após a aceitação de 342 deputados, o equivalente a dois terços do número total.

A continuação da primeira denúncia apresentada pela PGR contra o presidente pelo crime de corrupção não foi autorizada pela Câmara. A acusação estava baseada nas investigações iniciadas a partir do acordo de delação premiada da JBS.

Veja o conteúdo na íntegra.

  • Leia mais: