Julgamento do TSE terá sessões extras e pode seguir até sábado

Herman Benjamin, relator da ação, rejeitou os três últimos questionamentos das defesas

O ministro do TSE Herman Benjamin, relator da ação que investiga a chapa Dilma-Temer durante a campanha de 2014, avaliou nesta quarta-feira, dia 7, as três últimas preliminares (ou os questionamentos das defesas sobre o processo).

O presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, durante sessão
Créditos: José Cruz/AgênciaBrasil
O presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, durante sessão

A segunda sessão foi suspensa após a rejeição da última preliminar pelo relator. Todas contestam a validade do uso dos depoimentos de executivos da Odebrecht ao TSE.

Das três questões preliminares trazidas a plenário nesta quarta-feira, os ministros rejeitaram uma, na qual os advogados de Dilma e Temer argumentavam que trechos dos depoimentos de alguns executivos ao TSE não poderiam servir como provas, por terem sido vazados para a imprensa, tornando-se ilegais. A decisão pela legalidade das provas foi unânime.

O relator também rejeitou as outras duas preliminares, defendendo a validade de depoimentos e provas da empreiteira Odebrecht juntados ao processo.

Na sessão desta quinta-feira, dia 8, os outros seis ministros do TSE devem se manifestar sobre essas duas questões pendentes. Somente em seguida deve começar a ser discutido o mérito da ação, quando o relator vai revelar se recomenda ou não a cassação da chapa.

Nesta quinta-feira, a partir das 9h, será retomada a terceira sessão, que irá acontecer durante todo o dia e, se necessário, será retomada na sexta-feira. As informações são dos repórteres Felipe Pontes e Yara Aquino, da Agência Brasil.

Leia a íntegra da reportagem.

  • Veja também: