Lula: petições a favor e contra petista mobilizam 350 mil pessoas

Por Change.org

Desde o anúncio de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá seu recurso julgado pela 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre, após ter sido condenado em primeira instância pelo juiz Sérgio Moro, mais de 350 mil pessoas assinaram petições on-line a favor e contra o líder petista.

Abaixo-assinados favoráveis a Lula afirmam que os juízes do TRF-4 marcaram o julgamento em tempo recorde, “um puro ato de perseguição da liderança política mais popular do país”Já outras mobilizaçõescontrárias ao ex-presidente, pedem sua prisão “para que o mesmo não interfira nas investigações em andamento”. O julgamento está ocorrendo nesta quarta, dia 24.

O ex-presidente Lula; julgamento no TRF-4 está marcado para esta quarta (24 de janeiro)
O ex-presidente Lula; julgamento no TRF-4 está marcado para esta quarta (24 de janeiro)

No total, 47 abaixo-assinados on-line foram criados por pessoas, grupos e organizações para defender ou atacar Lula desde julho de 2017, mês de sua condenação em primeira instância.

A maioria das petições (35) é contra o ex-presidente, e pedem que ele não possa disputar as eleições, sua condenação e até sua prisão. Já as mobilizações favoráveis ao líder petista são em menor número (12) – apesar disso, são elas as que reúnem maior quantidade de assinaturas.

Três petições a favor de Lula
Manifesto Eleição sem Lula é fraude
Carta aos juristas do mundo
Contra a condenação do presidente Lula

Três petições contra Lula
Prisão de Lula no dia 24 de janeiro
Contra a campanha eleitoral de Lula
Prisão de Luiz Inácio Lula da Silva

No total, 235 mil pessoas assinaram mobilizações favoráveis ao ex-presidente. A principal delas é chamada “Manifesto Eleição sem Lula é Fraude”, e reúne 208 mil assinaturas de várias partes do país e também internacionais. A petição está traduzida em 10 idiomas, incluindo inglês, espanhol, francês, italiano, russo e alemão.

Já as pessoas que assinam petições contrárias a Lula na Change.org são aproximadamente 117 mil. O maior abaixo-assinado deste grupo tem o título: “Prisão de Lula no dia 24 de janeiro”, e conta com 52 mil assinaturas. Apoiadores como Cláudio Martins explicam seu apoio, na seção de comentários: “A lei deve ser igual para todos. Diante de todas as provas e fatos, não será possível inocentar esse político”.

Em parceria com Change.org (Oficial)

O maior portal de petições online do Brasil. São 329 milhões de pessoas fazendo a diferença em 196 países e 26 milhões só no Brasil.

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário Change.org Brasil

A Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.