Lula vira réu em mais um processo, o sétimo

Luís Inácio Lula da Silva responderá mais um processo na Justiça
Créditos: AE
Luís Inácio Lula da Silva responderá mais um processo na Justiça

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se tornou réu nesta terça-feira, 19, em mais um processo, dessa vez por corrupção passiva em um caso envolvendo a edição de uma MP (Medida Provisória).

O juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal em Brasília, aceitou denúncia oferecida pelo Ministério Público.

De acordo com a denúncia, parte do desdobramento da operação Zelotes, Lula teria “vendido” a edição de uma MP favorável a empresas do setor automotivo em 2009, quando ainda era o chefe do Poder Executivo.

Segundo os procuradores, as investigações apontaram que irregularidades foram praticadas no período de elaboração e edição da MP (Medida Provisória) 471, que prorrogou por cinco anos benefícios tributários destinados a a empresas do setor automobilístico. Segundo os investigadores, R$ 6 milhões foram prometidos ao ex-presidente Lula e a Gilberto Carvalho em troca da mudança na lei.

Também foram denunciados e viraram réus o ex-chefe de gabinete de Lula, Gilberto Carvalho, por corrupção passiva; e os lobistas Mauro Marcondes e Alexandre Paes dos Santos, o APS, o ex-conselheiro do Carf José Ricardo da Silva e os executivos das montadoras Carlos Alberto de Oliveira Andrade e Paulo Arantes Ferraz, todos por corrupção ativa.

Lula já é réu em outras cinco ações penais (duas no Paraná e três em Brasília), foi condenado em outro processo a nove anos e meio de prisão em Curitiba e é alvo de duas denúncias apresentadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República) por organização criminosa e obstrução de justiça.

Leia mais informações no “Uol”

  • Leia mais: