Michel Temer anuncia que criará Ministério da Segurança Pública

A decisão do presidente Michel Temer, de criar o Ministério da Segurança Pública, foi anunciada durante uma reunião com autoridades para tratar de temas ligados à intervenção federal no Estado do Rio de Janeiro.

A nova pasta, que vinha sendo discutida internamente no governo, é tida como uma medida para intensificar o combate à violência. A jornalistas o presidente afirmou que a criação deve acontecer nas próximas semanas, mas não deu detalhes. As informações são do repórter Gerson Camarotti, do G1.

Pela apuração, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, o Departamento Penitenciário Nacional e a Secretaria de Segurança Pública deixariam de ser responsabilidade do Ministério da Justiça e passariam para o chefe da nova pasta.

No final da reunião, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, afirmou que apoia a decisão de Temer e que o Congresso deve votar e aprovar a intervenção federal no Estado no início da próxima semana. Segundo ele, chegou-se à conclusão de que o governo do Estado perdeu a condição de garantir a segurança local. Maia também afirmou que não se trata de uma intervenção militar, e sim da União. “A intervenção é do governo federal na segurança pública no Estado do Rio [por meio de um militar]”, frisou.

Entenda a intervenção na segurança pública no Rio de Janeiro