Paulo Maluf é condenado a 7 anos de prisão e internet reage

O político foi condenado e perderá o mandato de deputado federal

Paulo Maluf e os memes
Paulo Maluf e os memes

O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou Paulo Maluf (PP-SP) a 7 anos, 9 meses e 10 dias de prisão pelo crime de lavagem de dinheiro.

A sentença deve ser cumprida em regime fechado e, além da detenção, Maluf deverá pagar multa e ainda perderá o mandato de deputado federal.

A Câmara dos Deputados ainda deverá analisar a perda do mandato, segundo a 1ª turma do STF que discutiu a sentença.

Maluf foi condenado no processo que investiga corrupção e desvio de verbas das obras na antiga avenida Águas Espraiadas, atual avenida Roberto Marinho, durante a sua gestão na prefeitura de São Paulo (1993 a 1997).

O crime de corrupção não foi julgado por já ter prescrito.

A denúncia da Procuradoria-Geral da República mostra que as obras foram superfaturadas. O dinheiro foi desviado por meio da subcontratação de empresas, que emitiam notas fiscais falsas para simular a realização de serviços e justificar a transferência dos valores desviados.

Essa investigação está no STF há 10 anos.

Segundo o site especializado Jota, a sentença não tem valor imediato, já que o político pode apresentar “embargos de declaração”.

Na internet, as pessoas reagiram à prisão do político, conhecido por não poder sequer sair do país por causa das acusações de prisão.

Confira:

  • Leia mais: