Presidência teria vetado faixa em vampiro da Tuiuti, diz jornal

Ausência do acessório, que fazia referência clara a Michel Temer, provocou críticas em redes sociais

O personagem “vampiro neoliberalista” da Paraíso do Tuiuti, escola de samba vice-campeã do Rio neste ano, saiu diferente no Desfile das Campeãs deste domingo, 18: sem a faixa presidencial que fez parte da fantasia usada no sambódromo durante o Carnaval.

Destaque da Paraíso do Tuiuti, o vampiro neoliberal saiu sem a faixa de presidente no Desfile das Campeãs

De acordo com o repórter Ricardo Rigel, do jornal “O Globo”, funcionários do barracão da escola afirmam que pessoas enviadas pela Presidência da República pediram à Liga Independente das Escolas de Samba que o destaque, referência clara ao presidente Michel Temer, fosse impedido de entrar. Em nota, a Presidência negou ter feito algum pedido a qualquer escola de samba.

No primeiro desfile, o personagem tinha uma faixa presidencial

Antes do Desfile das Campeãs no Sambódromo, o professor de história Léo Moraes, que interpretou o personagem, afirmou ao jornalista que não sabia desta orientação e que usaria a faixa no desfile. Pouco depois, Moraes disse ter perdido o acessório após o desfile no Carnaval.

O repórter do “Globo”, porém, afirma ter visto quando o professor entregou a faixa a um funcionário, que a guardou em um carro.

No Twitter, a hashtag #TemerDitador estava neste domingo entre os temas mais comentados. Usuários da rede social faziam críticas à suposta censura à faixa.

Sob o enredo “Meu Deus, Meu Deus, Está Extinta a Escravidão?”, a Tuiuti levou à avenida críticas contundentes, e não poupou nomes. Fez do presidente um vampirão usurpador, de sua comissão de frente uma verdadeira repulsa à escravidão no Brasil. A atitude fez com que o desfile fosse o mais comentado em redes sociais.

Leia a reportagem completa.