Senado quer rejeitar decisão do Supremo de afastar Aécio Neves

Com informações da 'Folha de S. Paulo'

Contrariando a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de afastar Aécio Neves (PSDB-MG) do cargo de senador desta terça-feira, 26, o Senado deve rejeitar a decisão. As informações são da “Folha de S. Paulo“.

Senado quer contrariar decisão do STF e não afastar Aécio Neves do cargo

Segundo a reportagem, no próprio STF também houve reações durante o julgamento da primeira turma, com três votos a dois.

No Senado, a preocupação dos senadores é com seus próprios futuros por muitos também estarem sendo investigados. Eles pedem para que o presidente da Casa, Eunício Oliveira (PMDB-CE), leve o assunto para votação em plenário.

A sustentação para o pedido usa a justificativa de que o afastamento não tem apoio na Constituição e que no artigo 53 a prisão de parlamentares só pode ocorrer em caso de “flagrante delito de crime inafiançável”.

Aécio Neves é dos principais aliados do presidente Michel Temer no partido tucano e por isso o Palácio do Planalto também está de olho em tudo o que acontece, já que Aécio é considerado essencial para que o governo mantenha o apoio da sigla.

Nesta quinta-feira, 28, os senadores avaliam se já vão abrir votação sobre o pedido do STF de afastar Aécio, que é alvo de denúncia por corrupção passiva e obstrução da Justiça. Mesmo assim, entre os 81 senadores, a avaliação interna é de hajam apenas 12 ou 13 a favor da medida do STF.

Leia a reportagem na íntegra.

  • Veja também: