Sheherazade diz que PSDB e o nazismo são movimentos de esquerda

"Hitler fundou o PT da Alemanha", disse a jornalista

Após a crise política que se instalou no país com as delações dos donos da JBS na quinta-feira (18), a jornalista Rachel Sheherazade começou a fazer uma série de publicações no Twitter que está deixando parte da internet bastante confusa.

As denúncias contra o presidente Michel Temer (PMDB) e o senador Aécio Neves (PSDB-MG) levaram a apresentadora do telejornal “SBT Brasil” a dizer nesta quinta-feira (18) que o PSDB é “a esquerda que se traveste de centro-direita”.

A jornalista disse que não votou nos últimas eleições no então candidato tucano à presidência pois ela é de direita, e “Aécio é PSDBista, ou seja, um esquerdista”.

Sheherazade também chegou a associar o nazismo ao movimento de esquerda. “Hitler fundou o PT da Alemanha”, disse.

Sheherazade passa vergonha no Twitter
Sheherazade passa vergonha no Twitter

Nazismo e a esquerda

Para esclarecer a discussão sobre o nazismo alemão, a BBC Brasil fez uma reportagem intitulada “O nazismo era um movimento de esquerda ou de direita?”.  No texto, especialistas ouvidos pela repórter Camilla Costa dizem que o próprio movimento nazista se apresentava como uma “terceira via”.

“Tanto o nazismo alemão quanto o fascismo italiano surgem após a Primeira Guerra Mundial, contra o socialismo marxista – que tinha sido vitorioso na Rússia na revolução de outubro de 1917 -, mas também contra o capitalismo liberal que existia na época. É por isso que existe essa confusão”, afirma Denise Rollemberg, professora de História Contemporânea da Universidade Federal Fluminense (UFF).

“Não era que o nazismo fosse à esquerda, mas tinha um ponto de vista crítico em relação ao capitalismo que era comum à crítica que o socialismo marxista fazia também. O que o nazismo falava é que eles queriam fazer um tipo de socialismo, mas que fosse nacionalista, para a Alemanha. Sem a perspectiva de unir revoluções no mundo inteiro, que o marxismo tinha.”

“Eles rejeitavam o que era a direita tradicional da época e também a esquerda que estava se estabelecendo. Eles procuravam se mostrar como um terceiro caminho”, finaliza.

Em entrevista à publicação, o professor de Linguística e Semiótica da USP e especialista em análise do discurso nazista e totalitário, Izidoro Blikstein, comenta o surgimento do nome do Partido Nacional-Socialista alemão, em 1919. Muitos argumentam na internet que o “socialista” no nome sugere que o movimento é de esquerda, mas o professor discorda.

“Me parece que isso é uma grande ignorância da História e de como as coisas aconteceram. O que é fundamental aí é o termo ‘nacional’, não o termo ‘socialista’. Essa é a linha de força fundamental do nazismo – a defesa daquilo que é nacional e ‘próprio dos alemães’. Aí entra a chamada teoria do arianismo”, explica.

PSDB e a esquerda

No Twitter, Rachel Sheherazade também implicou que o PSDB é partido de esquerda. “O nome Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) já demonstra que é social democrata, que nada mais é que socialista enrustido”, diz uma publicação compartilhada pela jornalista.

Segundo o site do PSDB, no entanto, o partido sempre esteve à frente da defesa de uma política liberal. “Em 1989, na primeira eleição direta do país depois do golpe militar, o candidato à presidência pelo PSDB, o então senador Mário Covas, defendeu um ‘choque de capitalismo’ para reformar o país”, diz o histórico do portal.

O governo presidencial do tucano Fernando Henrique Cardoso (1994-2002), inclusive, foi marcado pela implementação da política neoliberal no Brasil. Durante o período em que governou, as privatizações em setores como telecomunicações, energia e siderurgia ganharam bastante fôlego no país.

Calcula-se que o programa de privatizações empreendido nas gestões de FHC tenha levado aos cofres públicos cerca de US$ 78,6 bilhões.

Confira o que estão comentando sobre as publicações de Sheherazade, assunto que entrou nos trending topics do Twitter nesta sexta (19):

Veja também: