Temer pode ser inocentado no TSE graças a parecer de procurador

As informações são da Mônica Bergamo, da "Folha de S.Paulo"

Nesta terça-feira, dia 6, tem início o julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) da chapa Dilma-Temer por abuso de poder econômico nas eleições de 2014.

Mas, de acordo com coluna da “Folha de S.Paulo“, um parecer do procurador-geral eleitoral, Nicolao Dino, integrado ao processo, pode ajudar a decidir os votos de ministros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que tendem a inocentar a dupla. A expectativa é que eles sejam absolvidos por ao menos 4 votos a 3.

O presidente Michel Temer
Créditos: Valter Campanato/Agência Brasil
O presidente Michel Temer

Segundo a reportagem, no texto, Dino afirma que os “depoimentos mais contundentes” que “revelam a utilização de recursos ilícitos” na campanha de Dilma e Temer foram prestados por executivos e funcionários do grupo Odebrecht.

Já os demais depoimentos, de executivos de outras empresas, mostrariam que havia pagamento de propina tanto ao PT quanto ao PMDB. O parecer diz que a prática revela que as duas legendas foram financiadas por verbas ilícitas, fortalecendo as duas agremiações.

No entanto, as falas dos depoentes não permitiriam provar que houve entrada direta de recursos oriundos do esquema de corrupção em estatais na campanha presidencial de 2014.

Ou seja, se vencer a justificativa da defesa, de que as acusações da Odebrecht fogem do escopo inicial da denúncia apresentada à corte pelo PSDB e não podem ser consideradas no julgamento, não haveria indícios ou provas formais para uma condenação.

Veja o conteúdo na íntegra.

  • Começa nesta terça-feira, dia 6, o julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) da chapa Dilma-Temer, que pode durar até o dia 8. A depender do resultado, o presidente Michel Temer pode ser cassado e, assim, perder o cargo. Saiba mais aqui
  • Leia também: