Temer tem avaliação pior do que Collor, FHC, Lula e Dilma

Gestão do peemedebista, que tem aprovação de apenas 5%, empata tecnicamente com a de Sarney, que teve 7%

Pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta quinta-feira, dia 27, revela que 70% dos brasileiros consideram o governo de Michel Temer (PMDB) ruim ou péssimo. Apenas 5% avaliam a gestão como ótima ou boa.

Segundo o Ibope, a aprovação de 5% é o menor índice registrado desde o início da série histórica do instituto (março de 1986). A pior avaliação era a do ex-presidente José Sarney, que em junho/julho de 1989 teve 7% de ótimo/bom. Com a margem de erro, de dois pontos percentuais, os dois governos estão empatados tecnicamente.

O presidente Michel Temer, que entregou sua defesa à Câmara
O presidente Michel Temer, que entregou sua defesa à Câmara

A taxa de 70% de desaprovação empata com a da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), que alcançou esse patamar em dezembro de 2015, no final do primeiro mandato. Seis meses depois, a petista foi afastada do cargo. As informaçãoes são da “Folha“.

Trata-se do maior índice de reprovação registrado pela série histórica do instituto, que teve início em março de 1986, no governo Sarney (PMDB).

O índice de ruim ou péssimo tem aumentado: em março, última pesquisa divulgada pelo Ibope, para 55% a gestão Temer era ruim ou péssima. Em dezembro, eram 46%.

A maneira de governar do presidente também foi avaliada, aponta o G1: 83% dos brasileiros a desaprovam. Em março, eram 74%.

Na comparação com o governo Dilma, 11% veem o governo do peemedebista melhor do que o da petista. Para 35%, é igual; 52% consideram Temer pior.

O Ibope ouviu 2.000 pessoas, em 125 municípios, de 13 a 16 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

  • Leia também: