Prêmio Cidadão SP: Antonio Nóbrega é o homenageado especial

Leo Burnett Tailor Made será a agência de publicidade homenageada por suas campanhas em defesa da vida

Principal reconhecimento às pessoas e instituições que fazem a diferença na cidade de São Paulo, o prêmio Cidadão SP escolheu como homenageado especial neste ano Antonio Nóbrega, artista e educador, criador do Teatro Brincante, onde difundiu a cultura popular nordestina. No ano passado, o homenageado especial foi André Sturm, por sua luta para reabrir o Cine Belas Artes, além da revitalização que gerou no MIS ( Museu de Imagem de Som).

O evento de premiação será o último ato do Teatro Brincante, na Vila Madalena: o espaço será destruído e, em seu lugar, surgirá um prédio. Um enorme esforço comunitário, porém, conseguiu levantar recursos para reerguer o teatro nas proximidades. Para o evento, Nóbrega está preparando um apresentação para falar do tema morte e renascimento, despedidas e reencontros.

O Prêmio Cidadão SP é uma parceria do Catraca Livre, Laboratório da Cidade – um grupo que reúne 55 iniciativas voltadas à melhoria da cidade – e Instituto Cultural Itaú, com apoio da Rede Nossa São Paulo ( principal entidade representativa as organizações que defendem a cidade) e agência Tudo, do Grupo ABC.

Idealizador da premiação, o Catraca Livre foi apontado pelos paulistanos ,segundo pesquisa Ibope/Conecta, como um dos sites que mais defendem a cidadania, empatado tecnicamente com G1 e Folha de S. Paulo – a margem de erro é 3% . O site virou estudo de caso em Harvard. Foi apontado em Londres por um juri formado por pessoas da Oxford University, Financial Times e BBC como uma das 100 mais importantes inovações digitais para a inovação social.

Mais sobre o Prêmio

Na segunda-feira serão divulgados os nomes dos escolhidos, a partir das consultas entre as entidades que apoiam o prêmio, jornalistas que cobrem a cidade e diversas personalidades – uma delas é o prefeito Fernando Haddad. Uma lista de 20 instituições será apresentada para voto popular, que ocorrerá, em sua fase final, com a participação do Ibope Conecta.

Uma novidade neste ano, agora em sua quarta edição, é que foi incluída homenagem especial, destinada a reconhecer uma agência de publicidade. A agência escolhida foi a Leo Burnett Tailor Made por causa de três campanhas: a doação de sangue na fila da exposição de Picasso no Centro Cultural Banco do Brasil; o estímulo ao uso do cinto no banco trazeiro dos carros, com a criação de um mecanismo que libera o wi-fi no carro quando o passageiro aperta o cinto; e mundialmente premiada campanha de estímulo à doação de órgãos, com a pegadinha protagonizada por Chiquinho Scarpa