EM ALTA

Peixe fresco ou congelado? Entenda quais são as diferenças

Você já deve ter ouvido por aí que consumir peixe congelado não é adequado e, a melhor alternativa seria comer o alimento fresco. Então, prepare-se para entender de uma vez por todas que cada um dos tipos tem seus benefícios, mas existem sim, dicas para preservar a qualidade do pescado em cada um destes momentos.

Uma dica para preservar a qualidade do peixe, por exemplo, é não congelar um pescado que já foi tirado do freezer
Créditos: Getty Images
Uma dica para preservar a qualidade do peixe, por exemplo, é não congelar um pescado que já foi tirado do freezer

No caso do peixe fresco é importante observar sempre se a temperatura do balcão está resfriada e comprar em locais confiáveis. Esta, por si só, já é uma afirmação que desmente o fato da qualidade “exagerada” que dão ao peixe. Outra questão é verificar como ele é entregue. Priorize sempre o pescado embalado.

O congelado vendido principalmente nos supermercados que não possuem peixaria deve ser mantido em temperaturas abaixo de -15º C. Para entender melhor: o congelamento industrial é feito muito rapidamente, de forma que conserva melhor e diminui a perda de qualidade e umidade do pescado. Por isso, não há menos ou mais qualidade na hora de consumir.  

Tire suas dúvidas abaixo com as dicas da Frescatto!

1. Se o peixe for descongelado fora da geladeira pode perder nutrientes?
O mais adequado é manter o alimento de fato refrigerado. Se ele não permanece na geladeira acaba perdendo boa parte da sua água de constituição, que é de 60%. Alguns podem até ter instruções diferenciadas para o descongelamento. Confira sempre o verso das embalagens Frescatto.

2. Qual é a diferença entre o congelamento industrial e o congelamento feito em casa?

O congelamento industrial dos pescados é feito a uma temperatura de -40° e a sensação térmica nos túneis é ainda menor, pois eles tem ventiladores específicos que aumentam a velocidade do congelamento. É um congelamento super rápido que garante a qualidade do pescados e mantém as características e nutrientes do peixe, sem ressecá-lo.  Já o congelamento feito em casa, no freezer, é um congelamento lento, que não garante a qualidade e nutrientes do peixe quando ele é descongelado.

3. Glazeamento e sabor: qual é a importância da etapa?

O glazeamento consiste em um processo realizado logo após o congelamento do pescado, em que é feita a aspersão de água fria sobre o produto ou a imersão rápida do peixe em tanques com água fria que chegam a 2°C. Esse método forma uma fina camada de gelo que protege o pescado, evita a perda de água por ressecamento, bem como a oxidação lipídica, conservando dessa forma o sabor, o aroma e a textura.

É importante lembrar: não volte a congelar um pescado que já foi tirado do freezer
Créditos: Getty Images/iStockphoto
É importante lembrar: não volte a congelar um pescado que já foi tirado do freezer

4. O peixe congelado tem algum conservante?
Os pescados são congelados sem a adição de conservantes ou aditivos, e alguns peixes congelados passam pelo processo de glazeamento, como foi descrito acima. É por isso que essa proteína é tão saudável!

5. O gelo interfere no peso do peixe congelado?
O limite de glaciamento (gelo) permitido pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) é de no máximo 12% do peso bruto do produto, a Frescatto, por exemplo, possui a quantidade de glaciamento na linha de congelados que gira em torno de 10%. Lembrando que o peso final do produto terá o desconto do glaciamento e da embalagem, por causa disso, os pacotes de peixe sempre terão um peso maior do que o indicado.

6. E quando o peixe é descongelado, ele perde peso?
Esta é uma dúvida frequente entre os apreciadores de pescados congelados, e um verdadeiro mito. Se o peixe for descongelado da maneira correta, ele perderá sua camada de gelo, que é adicionada aos peixes no glazeamento, e sua perda de líquidos de constituição será menor. As embalagens Frescatto vêm sempre com peso a mais, para que quando descongelado o produto tenha exatamente o peso líquido indicado. Mas para isso, é necessário seguir à risca as dicas de descongelamento.

As vantagens dos peixes em relação a outras carnes são enormes. Quase todos os tipos possuem ômega 3, vitamina B12, cálcio e outras características que variam de acordo com cada um. O alimento acaba sendo extremamente saudável, mas tudo depende da forma de preparo.

Segundo Patrícia Jaime, coordenadora geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde (CGAN), as receitas à base de peixe não podem ser preparadas com gordura vegetal hidrogenada.

“A recomendação é prepará-las com pouca quantidade de gordura, de preferência que seja poliinsaturada à base de azeites. Estas receitas devem ter como acompanhamento verduras, legumes e também frutas, dependendo da criatividade do chef, porque também tem os fatores sabor, aroma, textura. E tem o ponto de vista de nutrientes que esta preparação culinária estará oferecendo, como vitaminas, minerais e fibras”, explicou no blog do MS.

Inclua os peixes Frescatto na sua alimentação e turbine sua saúde!