Ar condicionado e saúde em harmonia

Em dias de temperaturas elevadas ou com grande aglomeração de pessoas, é muito comum o uso de ar condicionado para aliviar a sensação de calor e, consequentemente, deixar o ambiente mais agradável. O aparelho está presente em quase todo lugar, seja na academia, trabalho, shoppings, cinemas e no próprio carro ou residência. Se você ainda está em dúvidas de qual modelo adotar para sua casa, clique aqui.

No entanto, apesar de o equipamento amenizar a temperatura interna, a exposição excessiva a ele pode ser prejudicial à saúde e gerar sintomas como coriza, espirros, garganta irritada, sinusite e tosse. Para tirar o máximo de proveito do ar e tê-lo como um aliado, selecionamos algumas dicas e cuidados para usufruir do aparelho sem problemas. Confira.

Manutenção periódica

Nem todo mundo sabe, mas a falta de limpeza e manutenção no ar condicionado pode gerar uma série de problemas e ainda afetar o bom funcionamento do equipamento. A manutenção geral deve ser feita no máximo de seis em seis meses.

Limpeza do filtro

O ideal é que o filtro seja limpo a cada 30 dias para que a poeira não acumule. Para fazer a limpeza, basta desligar o ar, retirar o filtro e limpá-lo com um aspirador de pó ou com água morna e sabão. Depois, é preciso secar e recolocar o filtro no aparelho.

Enquanto estiver ligado…

A recomendação é que as portas e janelas sejam mantidas fechadas enquanto o ar condicionado estiver sendo usado. Além disso, é fundamental prestar atenção ao termostato do aparelho, uma vez que ele não deve ficar funcionando no máximo por muito tempo.

Umidificando o ambiente

Quando sentir que o ar está muito seco, a dica é usar uma bacia de água para devolver ao ambiente um pouco da umidade. Já se sentir que a garganta e o nariz estão secos e entupidos, procure beber bastante água e use soro fisiológico nas narinas.