Documentário retrata crise da energia no planeta

Tradicionalmente às quintas-feiras, o Cineclube Socioambiental Crisantempo convida os moradores da inconstante “urbália” a saírem da “Matrix” para refletir através do cinema. Em cartaz, temas como “o milho transgênico”, “a especulação imobiliária”, “primeira ECO-revolução”, “celulares manchados de sangue” e a “demanda insaciável por energia” são apresentados em documentários pré-selecionados, estimulando o debate público, acesso à cultura e a (des)compromissada troca de ideias. A partir das 20h, com entrada Catraca Livre.

Em um aparente cenário de degradação, a primeira década do século 21 coloca em xeque questões referentes à ordem econômica mundial, falhas da indústria automobilística, altas taxas de desemprego, dívidas públicas descontroladas  e, sobretudo, a insaciável corrida promovida pelos Estados Unidos da América em busca de novas fontes de energia. Diante deste contexto político e socioambiental, a Sala Crisantempo realiza a estreia nacional do filme “Combustível”.

Produzido em 2008, com direção do ativista Josh Tickell, o documentário registra a vida e reflexões de um militante em prol do ecodiesel durante viagens realizadas em sua kombi movida a óleo vegetal. Em boas doses de humor, o filme promove uma contundente crítica sobre as atuais questões ambientais em discussão, apontando soluções simples e plausíveis.

Por Redação