A distância que separa a população de baixa renda das instituições públicas de ensino superior reflete o complexo cenário da educação no Brasil. E na última terça-feira, a coordenação do cursinho popular “Pró-Universidade”, responsável pela preparação de 1200 jovens na Zona Leste de São Paulo, anunciou o encerramento de suas atividades - fato que estimulou seus alunos a convocarem uma manifestação contra o fechamento do projeto nesta quarta-feira, às 13h30, na Cidade Universitária.

Criado para beneficiar estudantes da região de São Miguel Paulista, o cursinho “Pró-Universidade” acontece gratuitamente desde julho em quatro escolas públicas da Zona Leste da capital, com administração de docentes e alunos da Universidade de São Paulo (USP) em parceria com a Fundação Tide Setúbal . Nos últimos meses, entretanto, problemas com a distribuição de verba atrasaram o pagamento de professores e funcionários responsáveis pela limpeza. E isso foi apenas o começo, já que as dificuldades se revelaram ainda maiores quando, por razões meramente burocráticas, o dinheiro prometido ao projeto foi impedido de ser repassado em "tempo hábil" - segundo  próprio comunicado divulgado pela coordenadoria do projeto, no dia 21 de outubro.

Um por todos e todos por um

Diante do iminete e triste final do projeto, os alunos prometem uma manifestação pacífica nesta quarta-feira. A mobilização tem como objetivo chamar a atenção da reitoria para a questão, em busca do prosseguimento do projeto educacional, ao menos até o mês de dezembro. Mas com a expectativa de sua continuidade. “Não podemos deixar uma iniciativa tão importante acabar por questões burocráticas. São milhares de beneficiados, que sem esta ajuda, dificilmente terão acesso a um bom curso de preparação”, ressalta a aluna Tatiana Antoni. O encontro está marcado para as 13h30, em frente à estação Butantã do Metrô.

Mais informações na página da manifestação criada pelos estudantes via Facebook.

 

Manifestação contra o encerramento das atividades do Pró-Universidade

26 Out

  • Qua 26/10
    • às 13:30
    • às 13:30
    • às 13:30
    • às 13:30

add Google Agenda

26 Out
Avenida Simão Bolívar - Jazz na Avenida
Avenida Simon Bolívar, s/n Armação Salvador - BA
add Google Agenda

26 Out

  • Qua 26/10
    • às 13:30
    • às 13:30

add Google Agenda