Açúcar causa cárie? Chiclete limpa os dentes? Esclarecemos 5 dúvidas sobre alimentação e saúde bucal

Depois de comer doces, deve-se fazer uma boa escovação para evitar cáries

“Posso comer doce?” “E café, faz mal para os dentes?” Dúvidas como essas são muitos comuns nos consultórios, pontua o dra. Neirimar Drumond, do Instituto Bibancos de Odontologia.

“De maneira geral, a mesma alimentação que o endocrinologista e o nutricionista recomendam para levar uma vida saudável será a mais indicada pelo dentista para manter a saúde bucal em ordem”, diz.

Os açúcares estão no topo da pirâmide alimentar, ou seja, devem ser ingeridos com moderação, diferentemente de frutas, verduras e legumes, cujo consumo é quase livre para a maioria das pessoas.

Mas o que todos médicos concordam é que as refeições sejam feitas em horários regulares e seguidas de uma boa higiene bucal. “E nada de truques de substituir a escovação por um chiclete ou uma maçã”, exemplifica a dra. Neirimar.

Veja as 5 dúvidas _ e as respostas _ para as principais dúvidas sobre alimentação:

Açúcar causa cárie?

Não. “Mas consumir açúcar em exagero e não cuidar da higiene oral aumenta muitos as chances de a cárie aparecer.”

Posso comer doce?

Sim! “Nenhum alimento é proibido, nem mesmo balas e chicletes, desde que seguidos de uma boa escovação e fio dental.”

E café, faz mal?

Não. “Mas mancha os dentes. E vale lembrar que, se for adoçado com açúcar ou adoçante, a escovação é indispensável para evitar cáries.”

Chiclete limpa os dentes?

“Pode ser um paliativo para situações emergenciais, mas não substitui a escovação. Mas sempre opte pelos sem açúcar.”

E maçã, substitui a escovação?

Nunca! “Nenhum alimento tem esse poder. Pelo contrário, ele pode se depositar nos dentes e se tornar substrato para bactérias se alojarem.”

Em parceria com Instituto Bibancos

O Instituto Bibancos de Odontologia, com sedes em São Paulo e no Rio de Janeiro, é uma clínica que há 30 anos oferece serviço transdisciplinar em odontologia. Foi fundado por Fabio Bibancos, cirurgião-dentista graduado pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), especialista em Odontopediatria e Ortodontia, mestre e doutor em Saúde Coletiva, coordenador da Escola do Pensamento em Saúde e presidente voluntário da OSCIP Turma do Bem, hoje a maior rede de voluntariado especializado do mundo, que já beneficiou 56 mil crianças e jovens carentes com graves problemas bucais.