Lotes de Fraldas Huggies suspendidos pela ANVISA

Fraldas descartáveis Huggies

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ordenou a suspensão de 79 lotes de fraldas descartáveis da marca Huggies Turma da Mônica, fabricadas pela Kimberly-Clark Brasil Indústria e Comércio de Produtos de Higiene Ltda, na última segunda-feira, 18.

Isso porque a empresa não teria informado as condições de umidade e temperatura que o produto deve ser conservado e utilizado. De acordo com o órgão, os consumidores ficam alheios à forma como devem usar o produto, pois não sabem se as fraldas em questão ocasionarão reações alérgicas.

Segundo o site “Exame”, a Anvisa também informou que a fabricante deverá recolher os estoques das prateleiras dos supermercados.

Além da falta de dados relacionados ao produto, a Huggies também não mostrou os ensaios de irritação cutânea e sensibilização, que devem ser realizados cada vez que o processo de fabricação é alterado.

Ainda de acordo com a publicação, a Kimberly-Clark Brasil informou que “conta com os mais altos níveis de qualidade e que tem procedimentos rigorosos em todo o seu processo produtivo”.

“Declaramos que os lotes abaixo das “Fraldas Descartáveis Huggies Turma da Monica Tripla Proteção”, que foram objeto de medida cautelar pela ANVISA, conforme mencionado em publicação no Diário Oficial em 18/06/2018, com vencimento de validade até setembro de 2018, podem apresentar escurecimento no produto, em decorrência da oxidação do polímero (gel superabsorvente). A empresa reforça que com base em testes toxicológicos e dermatológicos, realizados em laboratórios externos, idôneos e independentes, os referidos produtos não causam nenhum dano à saúde dos consumidores”, afirmou a empresa.

A empresa declarou que “recorrerá da referida decisão por não concordar com seu teor”. Confira as informações completas no Diário Oficial da União.

  • Alergias podem acontecer por diversos motivos, mas todas têm uma coisa em comum: o incômodo. Dentre as principais causas estão os fatores ambientais, como poeira e poluição. Além disso, alergias alimentares também são bastante frequentes. O site Minha Vida, parceiro do Catraca Livre, fez um vídeo com algumas dicas para amenizar o desconforto de quem sofre com esse problema, confira abaixo: