Ferramenta online traduz textos para o Braille

Usuários podem converter textos gratuitamente com a ferramenta "Braille Fácil", desenvolvida por professor da UFRJ

Aos cinco anos de idade, Louis Braille perdeu a visão após um acidente na oficina de seu pai. Nascido em 1809, o francês – que viria a se tornar educador – desenvolveu a partir do que os militares da época chamavam de “escrita noturna” um sistema comunicacional formado por pontos em alto relevo que poderiam representar, entre outros caracteres, letras. Com o desenvolvimento das combinações entre tais pontos, criou-se então o alfabeto braille (ou “braile”), utilizado essencialmente por deficientes visuais.

No âmbito digital, uma ferramenta curiosa realiza o processo de tradução para braille de maneira rápida e simples. O Braille Fácil permite que usuários traduzam caracteres de maneira instantânea. O projeto do professor José Antônio Borges (UFRJ) funciona como um bloco de notas comum no qual o usuário digita o que deseja e no rodapé do box a versão em braille passa a ser apresentada. O download da ferramenta pode ser feito gratuitamente.

Há também um software com função semelhante, o Braille Translation, porém ele está adaptado para a simbologia estadunidense, ou seja, reconhece palavras em inglês.