Jogo de cartas permite superfaturar obras da Copa do Mundo

A Conta da Copa é Nossa! coloca jogador no lugar de empreiteira que compete por maiores lucros; jogo encontra-se em fase de arrecadação via financiamento colaborativo

Jogo foi desenvolvido por Guilherme Cianfarani, CapiEtheriel e tem ilustrações de Gus Morais

O mundo é um jogo de podres poderes. Canetadas, acordos e apertos de mão movem milhões. Do outro lado da moeda, o povo sofre com falta de transporte, saúde e educação.

Na Copa do Mundo 2014, essa sina parece se repetir. Dinheiro público na construção de estádios privados, corrupção e promessas não cumpridas.

Mudar essa realidade é difícil, mas ainda nos resta o humor e o senso crítico. Assim, o jogo de cartas A Conta da Copa é Nossa!, da Quequeré Jogos, quer questionar o legado do mundial de futebol no Brasil.

Guilherme Cianfarani, 34, criador de jogos, explica que teve a ideia há cerca de 3 anos. “Queria de fazer um jogo sobre o evento que não abordasse futebol, mas sim a politicagem envolvida na organização. Uma crítica a maneira como a Copa foi organizada”, explica.

Como funciona?

Cada jogador representa uma grande empreiteira e compete por maiores lucros na construção das obras. “As empreiteiras são as principais beneficiadas. Construíram os estádios e realizam as obras de mobilidade urbana”, conta Guilherme.

Durante o jogo, um baralho ilustrado com políticos e personalidades ajudam o jogador no trabalho sujo, como conseguir favores e prejudicar concorrentes.

Educação e Protagonismo

“A vantagem do jogo é que você coloca a pessoa como protagonista. Ela não está apenas recebendo informação, está agindo”, explica Guilherme Cianfarani.

Ele também lembra que os jogos podem ser uma boa ferramenta de educação, pois é possível falar de assuntos complexos de maneira simples.

“Acho importante que as pessoas desenvolvam trabalhos cada vez mais criticos e combativos, criando mecanismos e ferramentas para uma formação mais interessante e crível”, conclui Guilherme.

Construa “elefantes brancos” e lucre com a realização da Copa do Mundo 2014

Financiamento Colaborativo

Atualmente, o jogo está em financiamento colaborativo no Sibite. O fundo funciona como pré-venda, com investimento de R$ 100, é possível comprar o seu exemplar e ajudar que o projeto seja viabilizado.

A data final para colaborar com o projeto é o dia 11 de junho. É possível colaborar a partir de R$ 30 reais. Ajude o projeto aqui.