SOBRE A REVISTA O MENELIK 2°ATO – distribuição gratuita

A revista O Menelick 2º Ato – Afrobrasilidades & Afins é fruto de um projeto que busca valorizar, disseminar e contextualizar manifestações, movimentos e protagonistas artístico-culturais de origem, ou afinidade, afro-brasileira e urbana.

Sua primeira versão foi criada virtualmente em 2007, com o blog: www.omenelicksegundoato.blogspot.com

O formato impresso surgiu em julho de 2010, com a publicação da edição número 00.

O Nome: No início do século XX, os negros paulistas, sentindo a necessidade de um movimento de identidade étnica, que enfrentasse as barreiras de uma imprensa branca (Grande Imprensa) impermeável aos anseios e reivindicações da comunidade, recorreram à solução mais viável; fundar uma imprensa alternativa, na qual os seus desejos, as denúncias contra o racismo, bem como a sua vida associativa, cultural e social se refletissem.

Assim em 1915, começa a circular em São Paulo, uma das mais importantes manifestações da trajetória do negro brasileiro na luta pela cidadania, a chamada imprensa negra paulista, cujo primeiro jornal intitula-se O Menelick.

Segundo relatos, o mais remoto uso da palavra Menelick data do século 11 a.C. Menelick 1º (Filho da Rainha de Sabá e do Rei Salomão) teria sido Rei da Etiópia (único país daquele continente a não ser colo

nizado – com exceção de um curto período durante a 2ª Grande Guerra Mundial – apesar da agressividade européia na expansão colonialista e imperialista).

ONDE ENCONTRAR

AÇÃO EDUCATIVA
Rua General Jardim 660 – Vila Buarque

GRAPIXO VANDALS SHOP
Rua, 24 de Maio, n62 – Loja 13

LIVRARIA SUBURBANO CONVICTO
Rua 13 de Maio, 70 – 2º andar

LOJA 1 DA SUL
Rua 24 de Maio, 62 – Loja 40
MATILHA CULTURAL
Rua Rego Freitas, 542 – Centro

SOSO/ ARTE AFRICANA CONTEMPORÂNEA
Av. São João, 313, 2º andar

CASA DA PRETA
Rua Inácio Pereira da Rocha 293 – Vila Madalena

MUSEU AFRO BRASIL
Parque do Ibirapuera, Portão 10

GALERIA BRASILIANA
Rua Artur Azevedo, 520 – Jardim América