O que fazer em Medellín, a capital colombiana da cultura paisa

Por: Catraca Livre

Durante mais de seis meses viajando a América do Sul, toda vez em que conhecemos alguém que viajou pela Colômbia a dica que recebemos é sempre a mesma: “vá para Medellín, é a melhor cidade do mundo!”. Mas afinal, o que fazer em Medellín?

Com todo mundo sempre colocando nossas expectativas lá no alto, eu estava muito ansioso para conhecer a cidade, mas fiquei um pouco decepcionado. A verdade é que Medellín é uma cidade igual a São Paulo. Bem grande, com bastante área arborizada, parques, museus, arte e uma vida noturna incrível.

É claro, cada viajante busca o que mais lhe agrada. Eu, por exemplo, gosto de ver coisas diferentes, paisagens, aventura, arquitetura diferente. Mas há quem precise das grandes cidades cosmopolitas, então esse post é para essas pessoas!

Ah, a propósito, todos esses lugares são de fácil acesso porque são todos conectados com as estações do metrô. Então vamos lá.

Turismo Pablo Escobar

Tá bom, eu sei que vocês amam Narcos e que basicamente conhecem Medellín por causa do traficante mais famoso do mundo. A indústria do turismo também sabe bem disso e soube como lucrar.

Primeiro, essa história de que os colombianos, ou até mesmo os paisas (pessoas de Medellín), amam Pablo e veem ele como “o pai dos pobres” é um mito. Ninguém gosta desse cara no país. Ele bombardeou prédios, matou pessoas inocentes, derrubou um avião, sequestrou e matou gente sem pudor. Até mesmo falar o nome dele nas ruas de Medellín pode causar algum problema pra você.

Foto: Quanto Custa Viajar
Foto: Quanto Custa Viajar

Enfim, a indústria do turismo não tá nem aí e aproveitou o sucesso de Narcos para fazer alguns tours. Você pode visitar o túmulo de Pablo no cemitério Montesacro. Para fazer esse rolê, você não vai pagar nada. basta pegar o metrô e descer na estação Sabaneta.

Além disso, você pode visitar os famosos ranchos e mansões do traficante. E essa é a parte engraçada. O valor desses tours variam entre 50-150 dólares. É isso mesmo. Visitar a casa onde um traficante morava pode custar quase R$ 400.

Vida noturna

Eu acho que a atração que chama mais atenção em Medellín é sem dúvidas a vida noturna. No bairro El Poblado é onde se encontram todos os bares, baladas, bistrôs e restaurantes mais badalados da cidade.

Vários espaçoes diferentões – Foto: Luís Felipe de Magalhães
Vários espaçoes diferentões – Foto: Luís Felipe de Magalhães
O que fazerm em Medellin: andar pelas belas ruas do Poblado à noite – Foto: Luís Felipe de Magalhães
O que fazerm em Medellin: andar pelas belas ruas do Poblado à noite – Foto: Luís Felipe de Magalhães

Embora durante o dia, em dias de semana, o lugar seja bem parado, à noite e nos finais de semana o lugar pega fogo. Realmente um lugar para se aproveitar bem.

Parque Explora

O Parque Explora é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade, sem dúvidas. O lugar tem um museu dedicado à ciência, algumas obras de arquitetura bem interessantes e um aquário bem famoso. É sem dúvida um lugar interessante para visitar. O valor de entrada é de 23 mil pesos (R$25).

Aquário do Parque Explora – Foto: divulgação
Aquário do Parque Explora – Foto: divulgação

Jardim Botânico

Se você curte natureza, pode dar um pulinho no Jardim Botânico. Lá tem uma grande variedade de plantas, animais e galerias. O orquidário deles é realmente impressionante e vale muito a pena conferir. A entrada para o parque é gratuita, o que torna mais interessante ainda.

Praça Botero

O famoso artista Fernando Botero é colombiano e de Medellín. Eu não sabia dessa curiosidade até visitar a Plaza Botero. O artista fez a doação de inúmeras estátuas com a sua característica principal: a desproporção (há quem diga gordice).

Foto: Luís Felipe de Magalhães
Foto: Luís Felipe de Magalhães
Foto: Luís Felipe de Magalhães
Foto: Luís Felipe de Magalhães

Medellín tem muita coisa para oferecer e você pode conferir o post completo aqui nesse link :)