Créditos:

Orquestra de Samba e Choro de São Mateus

Neste mês, a Orquestra de Samba e Choro de São Mateus faz cinco apresentações gratuitas na Zona Leste de São Paulo. O projeto "Aroeira Frutos da música", apoiado pelo programa VAI, busca fortalecer a identidade cultural de São Mateus através de oficinas gratuitas e apresentações que aproximam a tradição musical brasileira da nova geração de artistas da região.

Oficinas gratuitas

A Orquestra de Samba e Choro de São Mateus é formada por alunos das oficinas gratuitas promovidas pelo integrante do Quinteto em Branco e Preto Everson Pessoa aos domingos no CEU São Rafael. As oficinas acontecem das 9 da manhã ao meio dia, e são abertas ao público. O projeto disponibiliza 98 instrumentos musicais doados pelo SESC para os alunos, que também podem estudar em casa.

A idéia começou com  um pequeno grupo que treinava cavaquinho ao ar livre com Everson Pessoa no CDM de São Mateus. As aulas com o sambista ganharam fama no boca a boca da comunidade, e hoje contam com mais de 85 músicos de diferentes idades,  praticando instrumentos variados.

ondemand_video Vídeos do Catraca

Durante as aulas, além da técnica de instrumentos, Everson apresenta pilares da música brasileira, ensina leitura de partituras e ainda faz arranjos e transcreve composições de autoria dos alunos.  Para Everson, "a música não tem barreiras" e é importante reunir músicos iniciantes e profissionais, "cascudos",  nas práticas em conjunto.

Acesse a agenda da Luart Produções Artísticas na Rede Catraca Livre para saber quando serão as próximas apresentações da Orquestra de Samba e Choro de São Mateus.

Para saber mais:

www.luartproducoes.com.br

myspace.com/aroeirafrutosdamusica

Comunidade Samba da Vela

Orquestra de Samba e Choro de São Mateus