Créditos:

Orquestra de Samba e Choro de São Mateus

Neste mês, a Orquestra de Samba e Choro de São Mateus faz cinco apresentações gratuitas na Zona Leste de São Paulo. O projeto "Aroeira Frutos da música", apoiado pelo programa VAI, busca fortalecer a identidade cultural de São Mateus através de oficinas gratuitas e apresentações que aproximam a tradição musical brasileira da nova geração de artistas da região.

Oficinas gratuitas

A Orquestra de Samba e Choro de São Mateus é formada por alunos das oficinas gratuitas promovidas pelo integrante do Quinteto em Branco e Preto Everson Pessoa aos domingos no CEU São Rafael. As oficinas acontecem das 9 da manhã ao meio dia, e são abertas ao público. O projeto disponibiliza 98 instrumentos musicais doados pelo SESC para os alunos, que também podem estudar em casa.

A idéia começou com  um pequeno grupo que treinava cavaquinho ao ar livre com Everson Pessoa no CDM de São Mateus. As aulas com o sambista ganharam fama no boca a boca da comunidade, e hoje contam com mais de 85 músicos de diferentes idades,  praticando instrumentos variados.

Durante as aulas, além da técnica de instrumentos, Everson apresenta pilares da música brasileira, ensina leitura de partituras e ainda faz arranjos e transcreve composições de autoria dos alunos.  Para Everson, "a música não tem barreiras" e é importante reunir músicos iniciantes e profissionais, "cascudos",  nas práticas em conjunto.

Acesse a agenda da Luart Produções Artísticas na Rede Catraca Livre para saber quando serão as próximas apresentações da Orquestra de Samba e Choro de São Mateus.

Para saber mais:

www.luartproducoes.com.br

myspace.com/aroeirafrutosdamusica

Comunidade Samba da Vela

Orquestra de Samba e Choro de São Mateus