Prefeito foragido entra na justiça pra disputar 2° turno em MG

Você lembra da deputada federal, Raquel Muniz (PSD), que dedicou o seu voto favorável ao impeachment ao seu marido, justificando que o Brasil tinha jeito? Pois é, no dia seguinte Ruy Muniz foi preso por corrupção na cidade de Montes Claros, Minas Gerais, na qual ele era prefeito.

Deputada Raquel Muniz

A acusação é que ele tenha inviabilizado o funcionamento de hospitais públicos e filantrópicos para beneficiar um hospital da sua própria família.

Solto para ser investigado, Ruy Muniz (PSB) se candidatou novamente para prefeito, fugiu, ficou foragido e mesmo assim conseguiu votos suficientes para disputar o 2º turno.

Ruy Muniz e sua esposa

E o enredo desta novela fica ainda mais absurdo ao saber que, agora, Ruy Muniz entrou com uma ação na Justiça para poder disputar o cargo. Lembrando: ele está foragido.

MAS COMO ELE CONSEGUIU ISSO?

Ruy Muniz aproveitou o fato da legislação eleitoral brasileira não permitir que candidatos sejam presos 15 dias antes do pleito, a não ser em flagrante de algum delito. Desta forma, ele pode até retornar para Montes Claros para acompanhar a eleição do segundo turno.

Caso o TSE (Tribunal Regional Eleitoral) reverta a situação do prefeito cassado, ele ainda poderá disputar o cargo.

Por Felippe Canale

Jornalista parceiro da Catraca Livre