Projeto mapeia atividade empreendedora no Brasil

A ideia é estimular o 'encontro' e a troca de ideias entre startups de todo o país

O Startup Culture foi um site criado para mapear o ecossistema de startups do país e ao mesmo tempo criar uma interface para facilitar o diálogo e a troca de informações entre empreendedores de diferentes regiões.

A ideia surgiu da necessidade de uma conexão para troca de ideias entre diferentes iniciativas. “Era nítido que não existia um local onde se pudesse trocar experiências, saber o que está acontecendo, quais startups estão surgindo, ter feedback das idéias, por onde começar, parte burocrática e outras tantas necessidades”, explica Fabio El Beck, um dos criadores da plataforma.

 
 

O primeiro passo foi desenvolver a MVP (minimum viable product), reunindo as startups de todo o Brasil por geolocalização. Iniciativas que não estão no mapa podem se cadastrar e melhorar ainda mais a ferramenta, que traduz a atividade empreendedora do Brasil de forma chamativa e visual.

“No primeiro dia, colocamos o zoom em São Paulo, pois achamos que a cidade teria mais acessos e as coisas de maneira geral iriam devagar”, conta El Beck. “Para nossa surpresa, no segundo dia, startups do Amapá e Pelotas já se cadastraram, fazendo com que o mapa fosse atualizado para pegar o Brasil todo”, comemora.

O objetivo final é consolidar uma comunidade empreendedora nacional e um espaço de conteúdo relevante para o desenvolvimento dos projetos. A ideia é ajudar em todas as áreas relativas a “ser um empreendedor”, atuando em educação, parte burocrática, auxilio geral, eventos, etc.

Clara Caldeira

Por Clara Caldeira

Jornalista, escritora e pesquisadora, especialista em gênero e meio ambiente. Apaixonada por literatura e pelas artes oraculares, está sempre em busca de formas de conectar seus estudos e suas paixões.