Uyuni: saiba as diferenças entre os tours de Chile e Bolívia

Por: Catraca Livre

Olha, mesmo depois de ter viajado esse mundão, poucas coisas me impressionaram tanto quanto o Salar de Uyuni. A jornada no meio do deserto de Sal na Bolívia é uma das coisas mais incríveis que eu já fiz na minha vida. Mas enfim, existe diferença entres os tours oferecidos por Chile e Bolívia?

Felizmente, tive a oportunidade de ter feito o passeio duas vezes, uma em 2014 e outra agora em 2016. Diferente da primeira vez, nesta última eu comecei a jornada pelo Chile, em San Pedro de Atacama.

Muita gente tem me perguntado se é a mesma coisa, qual vale mais a pena, etc. Por isso decidi fazer esse post da maneira mais simples possível, sem enrolação ou post patrocinados (como outros blogs aí).

Essa é a imensa Laguna Hedionda, no Salar de Uyuni, na Bolívia

Preços

Bolívia

Se você procura o rolê mais barato, então você deve começar pela Bolívia. Eu lembro que paguei US$ 130 no Uyuni, por três dias e duas noites no deserto, acomodação e todas a refeições (café+almoço+janta) incluídas. Eu acho que um valor menor que esse vai ser bem difícil achar.

Chile

O Chile é tradicionalmente mais caro. Sempre que for planejar sua viagem para lá, já pense em um orçamento alto. Mesmo assim, dá pra barganhar.

Eu fiz meu passeio pelo valor de US$ 180, para quatro dias e três noites, também com refeições e acomodações incluídas. Mas o preço geralmente é maior que esse. A maioria da galera que eu encontrei no rolê pagou mais de US$200. O cara da minha agência disse que o preço era mais em conta porque eles acabaram de inaugurar e estavam focando no público alvo mochileiro. Então podemos dizer que tivemos sorte.

Itinerários

Foto: Luís Felipe de Magalhães

Eu achei que, pelo tour boliviano tivemos mais tempo para tirar as fotos em perspectiva, além de estarmos toda hora sozinhos nas paradas. Então tínhamos a paisagem basicamente exclusiva para nós.

Já no Chile eu achei que as paradas, embora fossem juntas com outras agências, mais qualificadas.

Por exemplo, no dia 3 acordamos cedo para ver o sol nascer no Uyuni, uma experiência incrível que não tive no tour boliviano.

Outro exemplo é que no dia 1, tivemos um bom tempo na Laguna Colorada, podemos caminhar, brincar com as Lhamas e tudo mais, sem pressa. Já no boliviano chegamos lá para ver o pôr do sol, que foi incrível, mas ficou noite rapidinho e muito frio, então não aproveitamos muito.

Nascer do sol no Uyuni, inesquecível – Foto: Luís Felipe de Magalhães

Você pode ver o comparativo completo e mais informações sobre o Uyuni no post original aqui.