Conheça atrações do Tocantins, cenário da nova novela da Globo

Estreante como cenário de uma novela, o Tocantins não só é um desconhecido dos folhetins mas também do brasileiro em geral.

Localizado na região norte do Brasil, o Eestado mais novo do país será usado como ambiente para a nova trama das nove da Globo, a novela “O Outro Lado do Paraíso”, que teve cenas gravadas na capital Palmas e no Jalapão, e tem estreia marcada para o próximo dia 23 de outubro.

Entardecer no Parque Estadual Jalapão, no Tocantins
Entardecer no Parque Estadual Jalapão, no Tocantins

Confira atrações

Palmas

Fundada em 1989, a capital mais jovem do Brasil tem algo de Brasília, com vias largas e cortadas por rotatórias; ruas com nomes alfanuméricos; sol castigante, ao meio-dia (e sem sombra para se refugiar); e concentração de prédios públicos, praticamente, em um mesmo endereço.

Praia da Graciosa, em Palmas
Praia da Graciosa, em Palmas

A história recente da região e do Brasil pode ser revisitada no centro da cidade, onde ficam o Memorial Coluna Prestes, construção de Oscar Niemeyer em referência à passagem da Coluna Prestes; o monumento ‘Os 18 do Forte de Copacabana’, uma homenagem ao movimento militar contra o governo da República Velha; e o Palácio Araguaia, que reúne as sedes dos Três Poderes e o centro geodésico do Brasil.

E Palmas, quem diria, também abriga praias, porém artificiais.

Equipadas com bares e restaurantes, essas praias que surgiram com o represamento do rio Tocantins para a construção da hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães, as faixas de areia mais populares são as do Prata e da Graciosa, próximas ao centro.

Taquaruçu

Cachoeira do Evilson, em Taquaruçu
Cachoeira do Evilson, em Taquaruçu

A 35 km da capital Palmas, rodeado pela Serra do Lajeado, um mundo de cachoeiras refresca almas cansadas do calor sufocante dessa cidade inspirada na vizinha Brasília.

Com mais de 80 cachoeiras catalogadas, embora apenas 10% estejam abertas para visita pública, esse distrito de Palmas é a versão serrana do Tocantins, considerada a região mais fria do município, e surpreende forasteiros com cachoeiras de mais de 70 metros que ficam bem no quintal de casa.

Jalapão

Dunas do Jalapão
Dunas do Jalapão

Seu cenário desértico de dunas e lagoas talvez seja a imagem mais conhecida do Tocantins, na divisa com a Bahia, Piauí e Maranhão.

Com uma densidade demográfica que não chega a um habitante por km² e vegetação semelhante às das savanas africanas, o Jalapão é um dos destinos turísticos mais isolados do Brasil.

Sua paisagem árida abriga montanhas em forma de platô, dunas móveis, cachoeiras e praias de água doce.

Mas a atração mais famosa por ali são os poços naturais e cristalinos que não deixam o visitante afundar, conhecidos como fervedouros ou ressurgência, um fenômeno em águas borbulhantes, capaz de fazer qualquer adulto virar criança nesses poços de tons transparentes rodeados por bananeiras.

Turista na cachoeira do Formiga
Turista na cachoeira do Formiga

Nessa área de mais de 34 mil km², onde dunas de até 30 metros se movimentam aos pés da Serra do Espírito Santo, os viajantes costumam chegar a bordo de caminhões adaptados ou carros 4×4 que realizam expedições de até 5 dias.

‘O Outro Lado do Paraíso’ tem cenas gravadas também em três da região: Ponte Alta, onde ficam atrativos naturais como o cânion Sussuapara e a Pedra Furada; São Felix e Mateiros, esse último conhecido pelas famosas dunas do Jalapão e pela a cachoeira do Formiga.

Em parceria com Viagem em Pauta

O Viagem em Pauta é o projeto pessoal do jornalista Eduardo Vessoni, profissional que atua com turismo desde 2008 e já colocou os pés em todos os continentes.

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário viagemempauta

A Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.