Para aqueles que adoram uma viagem que proporciona maior contato com a natureza, a dica é optar por destinos voltados ao ecoturismo. O Brasil tem diversos lugares com paisagens incríveis, como cachoeiras, rios, cavernas, lagoas e trilhas.

Créditos: Shutterstock/Hotel Urbano

As águas cristalinas de Bonito, um dos destinos de ecoturismo no Brasil

Com a ajuda do Hotel Urbano, selecionamos os locais mais procurados para os fãs de aventuras. Confira!

Brotas (SP)

Créditos: Sofia Prado/Panoramio

Uma das práticas mais procuradas de Brotas é o rafting no rio Jacaré-Pepira

Localizada a 242 Km de São Paulo, a cidade de Brotas é bem conhecida por suas opções de esportes radicais, como escalada, canoagem, rapel, arvorismo, tirolesa e trilhas. É por isso que muitos a chamam de capital paulista do turismo de aventura. Uma das práticas mais procuradas de Brotas é o rafting no rio Jacaré-Pepira.

Chapada dos Veadeiros (GO)

Créditos: Shutterstock/Hotel Urbnao

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é um dos mais belos do Brasil

Patrimônio Mundial da Unesco, a região tem rios cristalinos, paredões de pedra, cânions, piscinas naturais e cachoeiras. O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros tem mais de 65 mil hectares repletos de área verde, vegetação e, inclusive, animais ameaçados de extinção.

Bonito (MS)

Créditos: Shutterstock/Hotel Urbano

Belo pôr do sol na região de Bonito

A cidade é considerada a capital do ecoturismo no país, e não é por menos. A região do Mato Grosso do Sul tem diversos atrativos como rios de água cristalina, cachoeiras e grutas. Além de admirar as belezas naturais de Bonito, o visitante pode praticar esportes, entre eles rafting, mergulho e trekking. Para os corajosos, vale a pena fazer rapel no Abismo Anhumas, com 72 metros de altura. Outros pontos de destaque são: a Cachoeira da Boca da Onça, a Gruta da Lagoa Azul e a Lagoa Misteriosa.

Foz do Iguaçu (PR)

Créditos: Shutterstock/Hotel Urbano

As Cataratas formam um conjunto de 275 quedas d´água, chegando a 80 metros de altura

A cidade é famosa por abrigar as Cataratas do Iguaçu, atraindo não somente brasileiros, mas também turistas paraguaios e argentinos. Com um visual de tirar o fôlego, as Cataratas formam um conjunto de 275 quedas d´água, chegando a 80 metros de altura.

No Parque Nacional do Iguaçu, é possível se divertir com trilhas que dão acesso às quedas, realizar passeios de bote, praticar arvorismo e rapel ou visitar um safári.

E como a região de Foz do Iguaçu faz fronteira com Paraguai e Argentina, também vale a pena conhecer os países vizinhos para fazer compras.

Fernando de Noronha (PE)

Créditos: Shutterstock/Hotel Urbano

Noronha é um dos destinos mais incríveis do Brasil

O arquipélago de 21 ilhas pertence ao estado de Pernambuco e é considerado um paraíso natural. Fernando de Noronha tem belas praias e vários outros atrativos para fãs de ecoturismo. Lá, é possível observar golfinhos, mergulhar e fazer trilhas, além de ver de pertinho tartarugas e cardumes de variadas espécies.

Chapada Diamantina (BA)

Créditos: Danielle Pereira/Flickr/Creative Commons

Vista do Poço Encantado, no Parque Nacional da Chapada Diamantina

É um prato cheio para quem procura destinos para o ecoturismo. Com paisagens encantadoras, a Chapada Diamantina reserva atividades aos praticantes de trekking, sejam eles experientes ou iniciantes. Quem não curte o esporte pode nadar em cachoeiras e rios ou visitar cavernas e grutas. Uma das mais conhecidas é a Caverna da Torrinha, que possui cristais de até 60 cm.

Chapada dos Guimarães (MT)

Créditos: Shutterstock/Hotel Urbano

Vista da cachoeira Véu de Noiva

O cartão-postal da região é a cachoeira Véu de Noiva, cercada por paredões de pedra de cor alaranjada. Com tamanha imponência natural, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é visita obrigatória por quem deseja apreciar a beleza do cerrado brasileiro.

Chapada Diamantina, um paraíso para ser descoberto de bike