Depois de falar de São Francisco Xavier, de Paraty e de Gonçalves,  a série 'Pegcar na Estrada' chegou a hora de Iporanga. Localizada no coração da mata atlântica, a região reconhecida como Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco possui possivelmente a maior concentração de cavernas do mundo: já foram catalogadas aproximadamente 360.

Créditos: Sistema Ambiental Paulista

Formação rochosa é atração de Iporanga

O município que ostenta o merecido título de “capital das cavernas” fica no sul do Estado de São Paulo, a cerca de 315 km da capital paulista. O nome da cidade, porém, remete às  abundantes águas da região.

A cidade do rio bonito e do PETAR

Em tupi, Iporanga significa “rio bonito” e faz referência ao Ribeirão Iporanga, cuja foz banha a região juntamente com o Rio Ribeira do Iguape. As águas ajudaram a esculpir as cavernas e a desenvolver a natureza tão rica. Em meio a vales, montanhas, formações rochosas e vários tons de verde, a cidadezinha de cerca de 4 mil habitantes certamente não está entre as atrações principais da visita.

O Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR) é, sem dúvidas, o grande destaque da região. Em uma área de 35 mil hectares, o local abriga centenas de cavernas, dezenas de cachoeiras , comunidades tradicionais e sítios arqueológicos.

Créditos: Divulgação/Pousa da Diva

Uma das cavernas que pode ser visitada no PETAR

Nem precisamos dizer que o local é o paraíso dos amantes de ecoturismo e de esportes de aventura, não é mesmo? Além de explorar as cavernas, fazer trilhas, tomar banhos de cachoeiras, praticar escalada e rapel, no parque é possível experimentar uma modalidade típica do PETAR: o boia cross.

Quer saber mais sobre Iporanga e as belezas da região para programar a sua viagem? Continue lendo no Blog do Pegcar!

Imagem Autor

O Pegcar é uma rede de carros compartilhados entre pessoas. Seguindo a crescente tendência da economia compartilhada, desenhamos um modelo pelo qual qualquer Proprietário pode monetizar seu carro ao disponibilizá-lo a outros usuários, podendo variar de uma hora a períodos mais extensos, através de um serviço de aluguel fácil, seguro e mais econômico.

+ posts do autor

Rede Catraca Livre

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.