Ao falarmos em mochilão logo pensamos em um roteiro pela Europa ou até um trajeto pela América Latina, sempre deixando o Brasil de fora.  Mas o Nordeste, além de abrigar paisagens belíssimas, é uma excelente região para quem busca um mochilão mais em conta ou quem quer ter essa experiência perto de casa, antes de embarcar para destinos mais desconhecidos.

Considerando uma viagem de 30 dias, passando por 10 cidades diferentes, indicamos:

São Luís (Maranhão)

Mochilão pelo nordeste

Créditos: Mochilão pelo nordeste

 

A primeira parada do mochilão pelo nordeste é São Luís, capital do Maranhão. Depois de organizar a estadia, você deve se preparar para conhecer as principais atrações da cidade, que são os prédios históricos e as famosas atrações culturais, que levam o turista a uma viagem pelo tempo.

Barreirinhas (Maranhão)

Mochilão pelo nordeste

Créditos: Mochilão pelo nordeste

 

A 323 km de distância da capital maranhense está Barreirinhas, município conhecido por abrigar os Lençóis Maranhenses. As dunas de areia e os lagos que compõem a paisagem são verdadeiros tesouros naturais e atraem turistas do mundo todo.

Parnaíba (Piauí)

mochilão no nordeste

Créditos: mochilão no nordeste

 

Depois de lá, a próxima parada é Parnaíba, já no Estado do Piauí. A cidade fica a 298 km de distância de Barreirinhas e possui apenas cerca de 150 mil habitantes. Entre os atrativos do local, estão as casinhas antigas e de estilo colonial, as dunas do Delta da Parnaíba, a Praia da Pedra do Sal, a Lagoa do Portinho e o Porto das Barcas.

Camocim (Ceará)

mochilão pelo nordeste

Créditos: mochilão pelo nordeste

 

Já no Estado do Ceará, a próxima cidade é Camocim, a cerca de 130 km de Parnaíba. O município é pequeno, mas é cercado por areias brancas e praias de água cristalina. Para explorar a cidade, a dica é procurar um passeio de buggy e conhecer as paisagens paradisíacas.

Jijoca de Jericoacoara (Ceará)

mochilão pelo nordeste

Créditos: mochilão pelo nordeste

 

A 40 km do destino anterior, Jijoca de Jericoacara é uma cidade já conhecida pelos turistas. As formações rochosas que cercam o litoral são tão belas e icônicas que estampam os cartões postais da cidade. Um dos principais atrativos do local é a prática de esportes e atividades ao ar livre, que prometem entreter os mais aventureiros.

Fortaleza (Ceará)

Créditos:

 

Partindo de Jericoacara, desembarcamos em nossa segunda capital do mochilão: Fortaleza, a 295 km de distância. A beleza das praias mescla o presente e o passado da região, criando um passeio temperado pela rica gastronomia local e animado pelas típicas músicas de forró. A dica é programar o roteiro para passar ao menos uma quinta-feira na cidade, pois é o dia da semana em que ocorre a famosa Noite do Caranguejo, uma festa regada a pratos que levam o crustáceo como ingrediente.

Canoa Quebrada (Aracati – Ceará)

Créditos:

 

A 168 km de Fortaleza está a nossa próxima parada, Aracati, ainda no Ceará. Lá, o que mais chama a atenção dos viajantes são os imponentes paredões que estão presentes na frente das praias, em especial Canoa Quebrada. Unindo o charme dos tempos antigos e o conforto das estruturas modernas, a vila de pescadores também se tornou um importante e belíssimo destino turístico.

Natal

Créditos:

 

Seguindo para o Rio Grande do Norte, nossa próxima parada é Natal, a 376 km de Fortaleza. Para quem tiver a oportunidade, a dica é estender a estadia na capital potiguar por pelo menos uma semana para aproveitar todos os atrativos da região. A gastronomia típica, as construções centenárias e o litoral belíssimo devem, obrigatoriamente, estar no roteiro de qualquer mochileiro.

Pipa (Tibau do Sul – Rio Grande do Norte)

Mochilão pelo nordeste

Créditos: Mochilão pelo nordeste

 

João Pessoa (Paraíba)

mochilão pelo nordeste

Créditos: mochilão pelo nordeste

 

Nossa última parada, a 146 km de Pipa, é João Pessoa, na Paraíba. A capital reúne, em apenas um lugar, as atrações mais procuradas pelos turistas: paisagens exuberantes, centro histórico, diversos programas culturais e facilidade de transporte. A cidade é muito frequentada por mochileiros e deixa saudade no coração de todos que a visitam. Para ler sobre dicas gerais para aproveitar um mochilão e saber as praias que você pode conhecer nessa aventura, acesse o Blog Ludevie.

Imagem Autor

O Ludevie - Sua Viagem Sob Medida é uma startup de turismo que vai trazer ao mercado um planejador de viagem! Aguarde!

+ posts do autor

Rede Catraca Livre

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.