Precisa trocar o shampoo? Lavar os fios com água fria? Se puxar um fio de cabelo branco, crescem dois no lugar? Vem tirar suas dúvidas de uma vez por todas.

Ter cabelos saudáveis é sonho de consumo. Mas em vez de ficar batendo cabeça por aí, aprenda o que realmente funciona com a tricologista Anabel Kingsley, filha de Philip Kingsley, fundador da marca inglesa que leva seu nome, amada pelas celebs desde Audrey Hepburn!

IStock/gilaxia

Créditos: IStock/gilaxia

Tire suas dúvidas sobre a ação de shampoos

1. Precisa trocar o shampoo de quando em quando

MITO. Muitas pessoas acreditam que o shampoo mais indicado para o cabelo é aquele que trata a condição em que ele está, ou seja, oleoso ou seco, por exemplo. No entanto, segundo os estudos do tricologista Philip Kingsley, o tratamento correto baseia-se na textura original do fio -- fino, médio, grosso, afro.

2. Enxaguar os fios com água fria fecha as cutículas do cabelo

MITO. Enxaguar o cabelo com água fria não garante cabelos saudáveis ou fecha a cutícula dos fios, só faz você ficar com frio! “Para fechar as cutículas, você precisa aplicar algo que tenha um pH ácido, ou seja, um condicionador”, explica Anabel. A água tem um pH neutro, por isso não tem efeito algum. Se você gosta da sensação de água gelada, tudo bem. No entanto, as evidências apontam que a água fria dificulta o fluxo sanguíneo para os folículos capilares.

3. Shampoo resseca e tira os óleos naturais do cabelo

MITO. “É a água dos cabelos saudáveis, e não óleo, que os mantêm flexíveis”, fala Anabel. Ao contrário do que as pessoas pensam, o shampoo, quando usado para a textura correta do seu cabelo, pode hidratar. “O mito surgiu pois, antigamente, as pessoas usavam sabão para lavar os cabelos. No entanto, atualmente, os shampoos são formulados com vários agentes para ajudar a cuidar e fortalecer os fios.”

4. Se tirar um fio de cabelo branco, nascem dois no lugar

MITO. Se isso fosse verdade, essa seria uma ótima maneira de obter cabelos saudáveis, mais espessos e grisalhos (sabia que os cientistas encontraram a causa dos cabelos brancos e da calvície?)! No entanto, infelizmente não é. “Arrancar os fios repetidamente pode danificar o folículo capilar, criando áreas de perda de cabelo”, alerta ela.

Conheça mais dois mitos e verdades sobre cabelos saudáveis clicando aqui.

Rede Catraca Livre

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.