9 melhores posições sexuais para quem tem dores nas articulações

Quem convive com uma condição de saúde como uma doença reumática, muitas vezes, precisa fazer algumas adaptações na rotina. E a vida sexual pode ser uma delas.

Nem todas posições sexuais podem ser praticadas para quem sente muitas dores nas articulações. Uma pesquisa feita pelo Hospital Universitário de Brasília e da Universidade Federal do Pará constatou que cerca de 60% dos pacientes que convivem com essas dores possuem algum tipo de disfunção sexual.

No site Minha Vida, parceiro do Catraca Livre, você encontra mais informações sobre as doenças reumáticas e suas consequências na vida conjugal.

Abaixo, confira as imagens cedidas pela Arthritis Research UK, com as melhores posições sexuais para pacientes reumáticos:

Posição para quem tem prótese no quadril: Uma pessoa deita com os joelhos dobrados. Outra vai por cima, com os braços esticados. Travesseiros podem ser usados embaixo das pernas como suporte extra
Posição para pessoas com problemas nos joelhos, costas ou quadris: Ela deita com um travesseiro debaixo do quadril e das coxas. A outra pessoa deita por cima com as pernas abertas e suporta o peso do corpo com os braços e os joelhos.
Posição para pessoas com problemas no quadril: O casal deita de lado. Pode colocar um travesseiro entre os joelhos, se sentir necessidade.
Posição para pessoas com problemas no quadril ou nos joelhos: Ela deita de costas na beira da cama, com os pés no chão. Enquanto que a outra pessoa fica de joelhos no chão.