Acabe de vez com 5 desculpas para não treinar

Praticar exercícios físicos com regularidade pode ser um desafio para muita gente e em alguns casos, tudo parece desculpa para faltar ao treino ou adiar o início de uma rotina que envolva alguma atividade física.

O site Minha Vida listou uma série de obstáculos que as pessoas costumam usar para evitar os treinos. “Ficar muito tempo longe da malhação pode desanimar mais ainda, trazer prejuízos à saúde e, consequentemente, diminuir a qualidade de vida”, explica a personal trainer Paula Loiola.

Conheça as 5 desculpas mais usadas e encontre soluções para cada uma delas:

Culpar o clima

Essa desculpa é comum, principalmente, para quem pratica atividades físicas em locais abertos. Ficar esperando o tempo melhorar pode fazer você perder a sequência do treino, prejudicando as suas metas. “Mudar o horário do treino pode ser uma boa opção para aqueles que treinam bem cedo ou à noite. Nesses horários, a temperatura tende a ser mais extrema”, diz a personal treiner Paula Loiola, da Unifesp. Nas épocas do ano em que a temperatura é mais elevada, a mudança de horário também é indicada. Mas o período que deve ser evitado é das 10 às 16 horas, já que o sol é mais forte nesse horário.

Falta de tempo

Segundo a Associação Americana do Coração (AHA) e o Colégio Americano de Ciências do Esporte (ACSM), não é preciso separar muito tempo para os exercícios o importante é manter um programa de treinos diários. “Estudos comprovam que 30 minutos de atividade física por dia já traz benefícios para a saúde. Por isso, converse com o seu professor para montar um treino menos extenso”, diz a personal trainer Paula.

Dores musculares

Quando um exercício novo é colocado na planilha de treino, ou mesmo quando a carga é aumentada, é comum sentir dores musculares. “Essa dor é decorrente de microlesões musculares que podem ocorrer após exercícios de contração ou alongamento intenso. Quando a pessoa está com esse dor, ela deve descansar o músculo por, aproximadamente, um dia”, explica Paula Loiola. Mas isso não quer dizer que não se deve treinar. “Basta treinar outro grupo muscular até que a dor passe”.

Não tenho companhia

Muitas pessoas dizem que não praticam exercícios físicos porque não têm companhia durante o treino. Mas, segundo a personal trainer, mesmo que você não tenha conhecidos que gostem de praticar atividades físicas, treinar com frequência pode melhorar o seu convívio social e ajuda a fazer novos amigos.

No entanto, pessoas que praticam exercícios em grupo não devem depender de seus amigos, já que cada um tem um grau de comprometimento. “O mais importante é encontrar alguma atividade física que dê prazer. Sendo ela feita sozinha ou não, fica mais difícil desistir”, orienta a personal.

Não gosto de academia

A academia não é o único lugar onde é possível fazer atividades físicas. De acordo com a personal, quem não gosta do ambiente da academia pode apelar para parques ou outras áreas onde seja possível encontrar mais praticantes. “É fácil encontrar grupos de exercícios em ambientes abertos”, conta.

Nesses grupos, é possível até encontrar orientação sobre atividades que reúnam três modalidades essenciais do treino: exercícios aeróbicos, exercícios de fortalecimento muscular e alongamento.

Veja mais duas desculpas no site Minha Vida.