Cinco dicas saudáveis para reduzir o consumo de sódio

O consumo exagerado de sódio é prejudicial à saúde e reduzi-lo é um objetivo do Ministério da Saúde como parte de um plano para conter o avanço da obesidade no país. Um em cada 5 brasileiros está obeso, segundo a pasta.

Ministério da Saúde tem projeto para redução do composto em alimentos
Créditos: Getty Images/iStockphoto
Ministério da Saúde tem projeto para redução do composto em alimentos

O órgão já vem atuando justo à indústria alimentícia e restaurantes, com ações que preveem a redução do composto em alimentos, além da proibição de saleiros em mesas de restaurantes e a busca de um acordo para acabar com a venda de refil de refrigerantes em redes de fast-food (saiba mais sobre o projeto).

Um estudo da Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia) traçou um perfil do consumo de sódio do brasileiro que apontou que os alimentos industrializados são responsáveis por 23,8% do total da ingestão de sódio, enquanto 71,5% do nutriente provêm do sal de cozinha.

A recomendação de sódio para um adulto saudável é de 2.400 miligramas por dia (cerca de 5 gramas de sal ou uma colher de chá do alimento), segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira. Mas a média de consumo por pessoa no Brasil é de 12 gramas diárias, mais que o dobro. O alto consumo do componente também desencadeia problemas como hipertensão e doenças cardiovasculares.

O Minha Vida, parceiro do Catraca Livre, traz algumas dicas práticas de como reduzir o consumo de sódio no dia a dia. Confira:

1- Use opções saudáveis para temperar comida

Nas saladas, por exemplo, use azeite, limão, vinagre e outros temperos
Créditos: Getty Images/iStockphoto
Nas saladas, por exemplo, use azeite, limão, vinagre e outros temperos

Além de reduzir o consumo cortando alimentos industrializados, é importante evitar a adição de sal no preparo dos pratos (saladas, carnes, etc.) em casa.

Nas saladas, por exemplo, use azeite, limão, vinagre e outros temperos. “Vale ainda usar a criatividade e adicionar ervas, como orégano, manjericão e coentro”, incentiva Andrea Catalani, já que, além do aroma e sabor, essas são opções que agregam nutrientes aos pratos.

2- Cuidado com frios e embutidos

Esses alimentos têm grande quantidade de sódio, aponta a nutricionista Roseli Rossi. Três fatias de presunto, por exemplo, contêm cerca de 550 mg de sódio. Já uma única unidade de salsicha oferece 550 mg de sódio.

“Por isso, prefira rechear o seu lanche com queijo branco, frango grelhado, ovos cozidos e muitos legumes e verduras, como alface, tomate e cenoura”, recomenda Rossi.

3- Fuja do macarrão instantâneo

Um pacote chega a ter 90% da recomendação diária para um adulto saudável
Créditos: Getty Images/iStockphoto
Um pacote chega a ter 90% da recomendação diária para um adulto saudável

De acordo com a nutricionista Andrea Catalani, pesquisadora do Centro de Referência para Prevenção de Doenças Associadas à Nutrição (CRNUTRI) da FSP/USP, o macarrão instantâneo tem grande quantidade de sódio. “Um pacote do produto chega a ter 90% da recomendação diária para um adulto saudável”, explica.

O macarrão tradicional- de preferência integral- é muito melhor. Veja a receita da nutricionista.

4- Não use temperos prontos

Assim como o macarrão instantâneo, este é um grande vilão da dieta, segundo com a nutricionista Andrea Catalani.

5- Evite o consumo de refrigerantes

Pelo sódio ser um dos componentes do sal, muita gente associa seus riscos apenas a alimentos salgados, mas ele está presente também em produtos doces, como os refrigerantes.

“Um copo de 250 ml contém cerca de 17,5 mg de sódio”, alerta a nutricionista Andrea. E as versões light e diet são ainda piores, podendo conter até 38 mg de sódio em 250ml, aponta a especialista.

Para piorar, a bebida é pobre em nutrientes. Portanto, a nutricionista indica que o melhor é substituí-la por sucos naturais, evitando adicionar açúcar.

Veja outros alimentos que devem ser evitados por conter muito sódio na matéria do Minha Vida.