Crianças que provam álcool dos pais podem começar a beber mais cedo, diz estudo

Um novo estudo norte-americano, publicado no “Jornal de Estudos sobre Álcool e Drogas”, mostra que deixar seu filho ou filha provar um gole de seu vinho ainda quando são apenas crianças pode causar consequências no futuro. De acordo com a pesquisa, jovens que provam bebidas alcoólicas de seus pais quando mais novos, têm maior propensão a começar a beber até o ensino médio.

As informações são do site O Globo.

O resultado da pesquisa não prova que os primeiros goles de álcool são os culpados
Créditos: iStock/TSchon
O resultado da pesquisa não prova que os primeiros goles de álcool são os culpados

A partir da análise de 561 alunos ao longo de três anos, o grupo responsável concluiu que aqueles que deram um gole de álcool até o quinto ano eram cinco vezes mais aptos do que seus colegas a beber um drink inteiro até chegar ao colegial. E, além disso, tinham quatro vezes mais probabilidade de já terem ficado bêbados.

O resultado da pesquisa não prova que os primeiros goles de álcool são os culpados, mas critica a ideia de que a introdução da bebida durante a infância ensinará sobre o consumo responsável no futuro. Mas outros fatores podem influenciar no ato de beber, como os hábitos da família e história de alcoolismo dos pais.

Leia a matéria na íntegra.