Dia Mundial do Doador de Sangue: Pró-Sangue tem estado de alerta

Hoje é Dia Mundial do Doador de Sangue e é quando as campanhas incentivando a população a colaborar se intensificam.

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, participará de cerimônia em Brasília para celebrar a data e lançar a Campanha Nacional de Doação de Sangue. Um dos focos é reforçar as doações durante os meses mais frios do ano, buscando atingir o número recomendado pela Organização Mundial de Saúde de doadores nacionais que é de 3% a 5% da população, atualmente esse número está em 1,9%.

Outro objetivo da campanha é preparar os estoques para o mês de julho, mês em que a demanda por sangue aumenta, devido ao aumento de acidentes durante as férias.

Em São Paulo, desde o início deste mês, diversos monumentos da capital estão iluminados em vermelho. A iniciativa faz parte da campanha Junho Vermelho. O movimento “Eu Dou Sangue” está promovendo a campanha até o final deste mês, ao todo 14 monumentos estarão vermelhos veja lista completa no site.

Os estoques da Fundação Pró Sangue, do Hemocentro de São Paulo, que operaram no negativo por algum tempo, saíram do estado crítico, mas ainda é necessário aumentar o número de doadores, pois alguns tipos de sangue ainda estão na ‘posição de alerta’.

Estado do estoque da Fundação Pró-Sangue atualmente
Estado do estoque da Fundação Pró-Sangue atualmente

A instituição também lança um curativo vermelho para condecorar doadores. Este símbolo será usado em campo hoje pelos jogadores de Corinthians e Santos durante os jogos da 7º rodada do Campeonato Brasileiro.

“Não existe um símbolo oficial para o ato de doar. Muitas vezes, ao nos ver com um curativo no braço, as pessoas perguntam se fomos ao laboratório fazer exames. É muito importante reconhecer os doadores de sangue, pois eles salvam milhões de vidas. Esse novo curativo é uma espécie de condecoração, um convite a novos doadores e também um sinal de gratidão”, comenta Gal Barradas, sócia e co-CEO da BETC/Havas, agência da Fundação.

Curativo vermelho vem para condecorar quem já doa e incentivar novos doadores 
Curativo vermelho vem para condecorar quem já doa e incentivar novos doadores 

A partir de agora todos que doarem sangue nos postos da Pró- Sangue receberão os curativos vermelhos, que foram doados pela BETC/Havas, serão pelo menos 50 mil ‘condecorações’.

Conforme explica o site da fundação, eles e fornecem sangue para mais de 100 instituições de saúde da rede pública do Governo do Estado de São Paulo. Logo, eles que as pessoas doem sangue, para que este não venha a faltar.

Durante feriado é possível doar no sábado, 17, no Posto Clínicas, das 8h às 17h. O endereço é: Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155 1º andar – Cerqueira César – São Paulo. Veja aqui os horários de funcionamento e endereço de todos os postos da fundação.

O hospital Sírio Libanês, no centro da capital paulista, fará uma cerimônia para homenagear os doadores mais assíduos.

Requisitos básicos para doar:

Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização).

  • Pesar no mínimo 50kg
  • Estar descansado e alimentado
  • Apresentar documento original com foto recente

Para saber impedimentos temporários e definitivos para doar, acesse o site.