Estudo sugere que insônia pode estar relacionada com uso de energia elétrica

Uma pesquisa realizada por pesquisadores da Universidade de Washington concluiu que a energia elétrica pode  influenciar no sono. As conclusões foram retiradas a partir da observação da rotina de moradores de uma vila argentina, que faz o uso da energia elétrica, e outra que utiliza apenas a luz natural. As informações são do ‘The Daily Mail’.

De acordo com a pesquisa, foi constatado que aqueles que fazem o uso de luzes artificias dormem uma hora a menos do que aqueles que usam outros recursos para a iluminação. Para concluir o estudo foram distribuídas pulseiras que monitoram o pulso para os moradores das vilas.

A luz elétrica também pode estar relacionada com a incidência de câncer e obesidade
Créditos: Yanyong Kanokshoti
A luz elétrica também pode estar relacionada com a incidência de câncer e obesidade

Os pesquisadores descobriram que o motivo da insônia  pode estar relacionado com o fato de se ter a opção de deixar a luz acesa para fazer outras atividades durante a noite, o que aumenta a hiperatividade do indivíduo.

A pesquisa também concluiu que a luz artificial confunde o ritmo circadiano, que faz com que o corpo relaxe e fique alerta em determinados períodos do dia, atrapalhando a rotina do sono.

Leia a matéria completa, em inglês.