Governo suspende 31 planos de saúde de 12 operadoras

Reclamações geraram suspensão de planos de saúde
Créditos: Getty Images/iStockphoto
Reclamações geraram suspensão de planos de saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) suspendeu temporariamente a comercialização de 31 planos de saúde de 12 operadoras em todo o país. O motivo são reclamações relacionadas à cobertura assistencial.

A medida começa a valer na próxima sexta-feira (08/06). Para cerca de 115,9 mil beneficiários nada muda, eles continuam a ter assistência regular a que têm direito. Já as operadoras só serão liberadas a comercializar novamente esses planos se comprovarem melhorias no atendimento.

Entre as reclamações registradas pelos beneficiários, está o registro de demora no atendimento e negativas de cobertura. O site da ANS tem a lista com os planos de saúde com comercialização suspensa. Confira aqui.

A diretora de Normas e Habilitação dos Produtos da ANS, Karla Coelho, explica que o objetivo do monitoramento é estimular as operadoras a qualificarem o atendimento prestado aos consumidores. “Apesar de alguns casos reiterados, percebemos que, em geral, as operadoras têm se esforçado para se manter nas melhores faixas de classificação. Isso mostra que o programa tem atingido seu objetivo, já que o monitoramento da garantia de atendimento é um mecanismo que visa dar uma oportunidade para que as empresas revejam seus fluxos de atendimento e o próprio fluxo operacional”, avalia a diretora.

Paralelamente à suspensão, neste ciclo, houve a reativação de 33 planos de 16 operadoras. A partir do dia 08/06, portanto, esses produtos poderão ser comercializados novamente.

Leia também: