Médicos militares americanos criaram com sucesso uma orelha no antebraço de uma soldada. Shamika Burrage, 21 anos, perdeu o órgão esquerdo após um grave acidente de carro há cerca de dois anos.

Créditos: Divulgação/US Army

 

A reconstrução orelha, a primeira desse tipo no Exército norte-americano, foi feita após os médicos do Centro Médico do Exército William Beaumont, em El Paso, no Texas, cultivar uma nova orelha na pele do antebraço, com cartilagens recolhidas das costelas da jovem.

De acordo com o tenente-coronel Owen Johnson III, chefe da cirurgia plástica e reconstrutiva do centro médico, uma das vantagens é que este método permite a formação de novos vasos sanguíneos.

A jovem ainda terá que fazer outras duas cirurgias. Como a parte auditiva não foi afetada, falta apenas realizar o transplante final para que o processo de reabilitação fique completo.

Selo Facilite

Este tipo de técnica não é uma novidade. Pacientes que passam por acidentes ou doenças que danificam órgãos como o nariz ou a orelha têm como alternativa de reparação a técnica de "retalho pré-fabricado" ou "retalho pré-moldado".

O procedimentos como o do 'nariz na testa' são feitos desde os anos 1970.

Jovem americano jaz fez mais de 100 cirurgias plásticas