O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres e o segundo tipo mais frequente no mundo, segundo o Inca – Instituto Nacional do Câncer. Provavelmente pelo fato da doença ser diagnosticada em estágios avançados, as taxas de mortalidade por câncer de mama ainda é alta no Brasil.

Ainda segundo o Inca, a estimativa de novos casos em 2010 é de 49.240; e o número de mortes, em 2008, é 11.860, sendo 11.735 mulheres e 125 homens.

Outubro Rosa

O mês de outubro é dedicado à conscientização da população para promover a prevenção e a detecção precoce do câncer de mama. Esse movimento é chamado Outubro Rosa, por causa do símbolo da luta contra a doença, um laço rosa.

É possível encontrar mais informações sobre esse tipo de câncer em diversos sites, como, por exemplo, o do Hospital Samaritano, Mamografia é Vida, Inca (sobre prevenção, sintomas e detecção precoce)   e Associação Brasileira de Portadores de Câncer.

Mas é importante lembrar que “O que melhor existe na internet sobre o assunto é direcionado para aqueles que já possuem um diagnóstico fechado, dado por médico, e que se interessam em se informar mais sobre a própria doença”.