Na internet, grupo pede Barbie careca para luta contra câncer

As informações são da Folha de S.Paulo

divulgação
Imagem da boneca sem cabelos ilustra página de Facebook
Imagem da boneca sem cabelos ilustra página de Facebook

A boneca Barbie já assumiu diversas facetas. Agora, há um movimento on-line para que ela fique careca para lutar contra o câncer.

A página no Facebook “Beautiful and Bald Barbie! Let’s see if we can get it made” (Barbie linda e careca! Vamos ver se conseguimos com que ela seja produzida) foi criada em dezembro. Ontem, tinha mais de 125 mil fãs.

Na página, pessoas (principalmente mulheres) colocaram suas fotos com o cabelo raspado, durante o tratamento de câncer, e escreveram mensagens encorajando a Mattel a fabricar a boneca.

As americanas Rebecca Sypin e Jane Bingham, que foram afetadas pela doença e criaram o movimento, afirmam que a boneca poderia aumentar a conscientização sobre o câncer infantil.

Elas entraram em contato com a empresa, mas a Mattel respondeu que não aceita ideias “de fora”.

O movimento, porém, recebeu críticas. A Sociedade Americana de Câncer disse que já há muitos símbolos para aumentar a conscientização sobre o câncer e outras ações podem ser mais importantes para a cura da doença.

“Sabemos que o financiamento de pesquisas é a chave, mas quem se beneficiaria da venda dessas bonecas?”, questiona. A entidade diz ainda que a boneca poderia causar um medo exagerado nas crianças, já que a chance de elas terem câncer é pequena.