Paracetamol também inibe as emoções, aponta estudo

O paracetamol é um dos medicamentos mais utilizados no mundo inteiro para combater dores e em um estudo recente ele apresentou efeitos antes desconhecidos.

A experiência desenvolvida pela Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, o popular remédio também apresentou efeitos que tornou as pessoas insensíveis a emoções positivas e negativas.

O estudo foi feito com cerca de 80 pessoas e depois de tomar o medicamente Tylenol os pesquisadores apresentaram a eles 40 imagens em ordem aleatória. As imagens eram muito agradáveis (por exemplo, crianças rindo com gatinhos em um parque), neutras (um rolo de macarrão em cima de uma mesa) ou muito desagradáveis (um vaso sanitário cheio de excrementos).

Aqueles participantes que tomaram o medicamento estavam 20% menos propensos a classificar as imagens como sendo muito desagradáveis e 10% menos propensos a classificá-las como bastante agradáveis, em comparação com os que tomaram placebo.

“Os participantes sob efeito do Tylenol não perceberam que estavam reagindo de forma diferente. Ou seja, a maioria das pessoas provavelmente não estão cientes de como as emoções podem ser afetadas quando tomam o medicamento”, afirmou Geoffrey Durso, da Universidade de Ohio.

O estudo foi publicado online no periódico “Psychological Science“.